quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

João da Juventude, o jornaleiro




Este velhinho (o da esquerda) é meu pai intelectual, seu João Dias, nosso “João da Juventude”. Eu explico: João Dias era dono da única banca de revista de Itabaiana nos anos 60/70, a “Juventude”. Antes de continuar, dou a palavra ao compadre Tião Lucena:

“Quem, das antigas, não se lembra de Durango Kid e Zorro, aquele amigo do Tonto? Os dois mascarados fizeram a alegria da meninada dos outrora. Eram heróis limpos, que jamais perdiam uma batalha e sempre deixavam uma mensagem de alegria e bons exemplos aos que se tornavam seus fãs.”

E segue pelo mundo do faroeste antigo, o universo gostoso, salutar, glorioso e construtivo das revistas em quadrinho, os “gibis”. Era na banca do João Dias que a gente se abastecia dos exemplares de Zorro, Recruta Zero, Tarzan, Tio Patinhas, Mickey, Capitão América, Batman, Gasparzinho, X-man, Mandrake, Fantasma, Asterix, Luluzinha e tantas outras. Aprendi a ler nos gibis. A gente lia, copiava os desenhos, colecionava, trocava por outras revistas. Participar da feira de trocas na frente do cine Ideal era quase tão gostoso quanto ler os gibis.

Graças à generosidade do João Dias, a gente comprava gibis fiado. “A Juventude” era o templo do prazer intelectual de minha geração.

João Dias é um gentleman, uma pessoa cordata, amiga, sempre com um sorriso amável. Esse cavalheiro foi o melhor dançarino nos bailes soçaites do Itabaiana Clube. Amava o futebol. Representa uma Itabaiana elegante, com o charme de uma província que se orgulhava de suas riquezas imateriais, seus artistas, seu estilo de vida sadio.

Nem sei se nosso João ainda habita este mundo. A última vez que o vi, sofria com o mal de Alzheimer. Sua mente tem apagões, momentos de lembranças, a maioria do tempo mal sabe quem é. De certa forma, é bom mesmo que não tenha que ver em perspectiva o valhacouto em que se transformou sua querida Itabaiana.

http://www.fabiomozart.blogspot.com.br/

2 comentários:

  1. Lembro-me com saudades do Sr João da Juventude. Uma figuraça. Era lá que me abastecia dos meus gibis. Que saudade!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza , Sr. João tem registro marcante na historia cultural de Itabaiana, foi o precursor na venda de revistas na cidade. O estoque na Banca da Juventude era completo e atualizado. Alem das revistas em quadrinhos citadas, outras famosas como , “ O Cruzeiro”, “ Manchete, “ Capricho” ( a mais famosa em fotonovela) se faziam presente.
    Em especial, Sr. João me faz lembrar uma inesquecível passagem da minha infância que era o preenchimento dos álbuns de figurinhas. Acredito que muitos conterrâneos se lembram, ainda, do álbum da Copa do Mundo de 1958, do Álbum do Filme dos 10 Mandamentos entre outros.
    Como era gostosa aquela algazarra que fazíamos em frente da Banca na compra e troca de figurinhas e a vibração com o preenchimento total do álbum. Vale lembrar que nessa época ainda sua Banca era pequena e estabelecida em frente da sinuca do Sr. Jonas
    No blog .www.escrevocomentas.blogspot.com.br escrevi a matéria “ Inesquecível Itabaiana Clube" e nela faço referencia a Banca da Juventude.

    Ao Sr João , meus agradecimentos.

    Orlando Araujo


    ResponderExcluir