Retratos de Famílias


Retratos na parede, em cima de um móvel ou em um álbum. Semblantes tristes, sérios, alegres, risonhos, dispersos.  Retratos que contam histórias de uma época pelos vestuários, cabelos, bigodes e barbas que usam. Histórias de uma família através de fatos e momentos de uma vida.
Neste link “Retratos de Famílias” resgatamos a memória de Itabaiana através das fotos das famílias que aqui viveram,  que andaram por suas ruas, viram as cheias do Rio Paraíba e que testemunharam os acontecimentos da sua história. E de famílias que ainda vivem  e continuam deixando o seu marco agora e para as gerações futuras.








Foto publicada no facebook de Villani Lucena






Sr. João Lucena Ramos (Seu Joquinha), sua esposa dona Júlia Araújo Ramos, seus filhos Hernando, Nazaré, Julinha, Nevinha, Manu, Luiz, Zezito, Toinho e Stella, noras, genros e netos. Em 1968. O sr. Joquinha, junto com seu filho Luiz Araújo Ramos, eram comerciantes de couros na Av.Pres.João Pessoa. 






Dona Honorina Cabral de Melo com seus filhos Alcides, Antonio. Albertina, Avani, Eleonora, 
Fernando e Justino, os netos Kátia, Sandra, Nora, Vanda, Marcos, Socorro, José Cabral, genros e noras.





José Tavares da Costa (Zuquinha) e família. A esposa Eleide e os filhos Liliane, Ricardo Sérvulo, Martha Helena, Rogério e Rodrigo.






Sr. Odilon Otávio, sua esposa Maria Francisca da Silva e
seus filhos Maria, Rui e Nildinha. 1949.




Maria Helena, João Bernardes e suas filhas Carol, Fernanda e Luciana.





  Família de Affonso Gomez Santiago e Euthália Laura de Queiroz Gomez Santiago no ano de 1911. De pé: Nestor, José e Eugênia. Sentados: Sílvia, Affonso, Euthália Laura e Mariinha.

Família do Sr. João Vieira da Rocha, antigo proprietário do "Moinho Cristo Redentor". No retrato, sua esposa Dona Edite e alguns dos seus filhos: Arnaldo, Lourdes, Manoel (Neco), Bernadete (Betinha) e Genival (Gudu).



Família do Tabelião José Maria de Almeida. Zé Maria Filho e Maria das Graças (filhos), Dona Liquinha (sogra), Rosilda (esposa) e o Tabelião.
Família de Valdomiro Sobreira Correia. Professora Iva Lira Correia, José, Luciana,  Diva Cristina,  Valdomiro, Júnior  e Manelito.
Orlando Ferreira de Araújo e família em 1957. Sua esposa Dona Hilda Duré e seus filhos Orlandinho, Severino, Socorro, Roberto e Ronaldo.  O Sr. Orlando conhecia de diversos tipos de motores como ninguém e manteve sua oficina na antiga Av.Barão do Rio Branco, onde funcionou a antiga Empresa de Luz de Itabaiana.

Escrivão do Registro Civil José Bandeira Júnior e sua família: Dona Elisabeth Santiago
Bandeira e as filhas Eutália Elisa e Margaret Lígia. 1959.

Sr. Sebastião Rodrigues de Melo e família. José Otávio, Celinha, Geninha, Nevinha, Luiz,
Vital, Sr. Sebastião, Fernando, Dona Ernestina (Pixitita) e Antonio Carlos.


Senhor João Cavalcanti e família. Dona Lourdes, Virgínia,  João Filho, Brígida, Marisa, Maria de Lourdes, Anísio e  Delmiro.
Família do sr. Antonio  Petronilo Cavalcanti, Dona Emília e seus filhos 
Cláudia, Mocinha, Nicó e Rubenita.
O Sr. Arnaud Costa e família nos anos de 1970.

Família de Nezinho Almeida.  Paulo Ronaldo, Maria do Rosário, Dulce e
José Roberto.

Rui Almeida e família.

A família campograndense de Otaviano Mendes do Nascimento e dona Josefa Mendes do Nascimento nos anos 60 do século passado. De pé: Jessé, Joanilson, José Jair e Jânio. Sentados: Jurandir, José, Jairson, Odeci, Jonilton, Sr. Otaviano, Dona Josefa, Odete e Jarbas.




O casal Rinaldo e Zilda com os filhos Celeste, Eliane e Rinaldinho.





Família do artista plástico itabaianense  em 1936: Rosalvo Otto, Jeanne d'Arc, 
Alba Flora, Leoniza Leite Bezerra Cavalcanti (mãe), José Edde e Norma. Foto cedida por Margarita Solari, esposa de Otto.


Luiz Paulino da Silva e família no início dos anos de 1950. João e Arlindo, filhos do primeiro casamento, Nilton, Abelardo, dona Beatriz Gonçalves da Silva, José Renato e Maria da Conceição.



Sr.Olívio Luiz da Silva, Dona Edite Gonçalves da Silva e seus filhos Maria José, Luiz Antonio, Regina, Cristina, Maria Josenilda e Olívio Filho.



O mestre Amâncio e sua família nos anos de 1960:  a esposa Natália, os filhos Joãozito, Erivaldo, Josevaldo, Gilvanete, Ana, Jerônimo, Francisco, José, a nora Socorro e a neta Ivana Suely.