domingo, 8 de abril de 2012

Ivan Bezerra. O Decano da Crônica Esportiva Paraibana.



 Ivan Bezerra, O Decano da Crônica Esportiva Paraibana

 Por Quelyno Souza:

 
No centro da capital, precisamente na sede da Federal Paraibana de Futebol, aguardo a vinda do radialista Ivan Bezerra, que não demora e chega cumprimentando a todos, em seguida, vai até o quadro de avisos e checa, um por um, depois se dirige ao Departamento Técnico da entidade em busca de novidades.

Filho de um mascate com uma professora, sonhava ser músico da Orquestra Tabajara. O que conseguiu foi ser o segundo clarinetista da banda local; funcionário público aposentado do DENIT é comentarista esportivo da rádio Tabajara. Ivan Bezerra de Albuquerque, 76 anos, nasceu em Itabaiana, interior paraibano, casado com Maria Dulce, pai de sete filhos: Ivan Júnior, Ivanaldo, Ivanildo, Ivando, Ivana, Ana Maria e Maria Ivone, e avô de oito netos.
Com quatro anos de idade, foi levado por sua mãe até a capital para fazer tratamento do olho direito, sendo examinado pelo Dr. Seixas Maia, para surpresa da família, Ivan Bezerra possuía um tumor interno no globo ocular, sendo em seguida submetido a uma cirurgia, diante do estado avançado acabou perdendo um olho. Em 1998 Ivan Bezerra foi novamente operado, desta vez para aplicação de quatro pontes de safena.

Torcedor do Santos Futebol Clube do saudoso Tereré, e do Clube de Regatas Flamengo, Ivan Bezerra foi árbitro de futebol de salão da Federação Atlética Paraibana, chegando a fazer parte do quadro de arbitragem da CBD - Confederação Brasileira de Desportos.
 
Em 1952, era participante assíduo da roda de bate-papo no Ponto de Cem Reis, onde se destacava com seus comentários abalizados; Ivan Bezerra foi apresentado por Arnaldo Júnior a Otinaldo Lourenço, que lhe convidou para ingressar na rádio Arapuan como noticiarista, tempo depois pelos braços de Clóvis Bezerra entrou na rádio Tabajara, onde se firmou definitivamente como comentarista esportivo. Trabalhou ainda na rádio Correio, Sanhauá, FM 103 O Norte, e jornais impressos: A União, Tribuna do Povo e Correio da Paraíba.
 
Sócio fundador da ACEP - Associação dos Cronistas Esportivos da Paraíba, o radialista Ivan Bezerra faz parte de todas as diretorias desde a fundação, sendo presidente da entidade por dois mandatos, hoje é membro do Conselho Superior da entidade, homenageado pelos companheiros da ACEP, o estádio de futebol da agremiação leva o seu nome.
Homem de conhecimento notável, Ivan Bezerra gosta de compartilhar as glórias com os amigos, tem consideração com todos, e nos seus comentários faz questão de preservar a parcialidade.

Conquistou mais de 100 prêmios, inclusive recebendo os títulos de cidadão Pirariense, Pessoense e Cabedelense. Ivan Bezerra joga Biriba (carteado) desde 1964, entre seus companheiros está o Desembargador Emilio de Farias, Chico Bala e o casal Assis e Alice. Ele faz questão de afirmar, que durante a prática do carteado não existe consumo de cigarro, bebida alcoólica, nem tampouco se joga apostado, o jogo serve apenas de lazer para todos.

Considerado o melhor comentarista esportivo da Paraíba, o "Campeão de Audiência", como é carinhosamente chamado. Para Ivan Bezerra, um momento que marcou a sua carreira foi ter participado em 1990, com os radialistas Adamastor Chaves e Paulo Costa, da transmissão do jogo dos 50 anos de Pelé, fato ocorrido no estádio Giuseppe Meazza, na cidade de Milão na Itália.

"Um ser humano como outro qualquer que procura viver até quando Deus quiser, procurando sempre fazer amigos, tenho a minha opinião e respeito à de todos", confidenciou Ivan Bezerra. 



 Autorização do Autor:
Caro editor:
 
Não é mentira minha
A melhor entidade ativa
Na cidade de Itabaiana
É a Associação Cultural Memória Viva

Foi uma honra entrevistar o cronista esportivo Ivan Bezerra para a revista "A Paraíba é Noticia". Autorizo, e ficarei imensamente grato pela publicação da crônica no seu conceituado blog.
O meu cordial abraço,

Quelyno Souza
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário