sexta-feira, 20 de abril de 2012

Aniversário de inauguração do Grupo Escolar Padre Ibiapina de Itabaiana.



Neste dia 24 de abril será o aniversário de 94 anos de inauguração do Grupo Escolar Padre Ibiapina de Itabaiana, criado pelo Decreto nº 892, de 29.01.1918, do governador Francisco Camillo de Holanda.

Em seu livro Itabaiana-Sua Hisrória-Suas Memórias – 1500-1975, o escritor Sabianiano Maia descreve: 

A sua inauguração ocorreu a 24 de abril de 1918, passando a funcionar com três cadeiras: a masculina, sob a regência de José Soares de Mendonça, auxiliado por Melchiades Montenegro; a feminina, dirigida por Severina Lins de Almeida, coadjuvada por Judith da Cunha Carvalho Paiva e a mista, por Carmem Holmes. O educandário foi dirigido primeiramente pelo ser professor José Soares de Mendonça – 28 de abril de 1918 – 19 de novembro de 1920; como segunda diretora teve Carmem Holmes – 21 de novembro de 1920 – 21 de maio de 1930, e teve como terceira dirigente, a professora Eulina de Gouveia Henriques Malheiros. (...) O Grupo Escolar Pe. Ibiapina tem uma alta significação para Itabaiana, por ter sido o primeiro a ser criado, construído e instalado em todo o interior do Estado da Paraiba.

O Grupo Escolar Padre Ibiapina, que funcionou por longo tempo no atual Colégio Dom Bosco, foi a primeira instituição em que lecionou a respeitada professora Severina Paes de Araújo, “Dona Nini”, nomeada, em 1948, pelo então Secretário de Educação, Dom Carlos Coelho.

O Padre José Antonio de Maria Ibiapina nasceu em Sobral, no Ceará, em 1806. Depois de se formar em Direito e ter sido Juiz e Deputado Federal, se ordena padre e passa a se dedicar exclusivamente à Igreja. Exerceu uma importante carreira missionária e por isso é considerado “o maior missionário do Nordeste”.  Morreu em 1883, aos 77 anos de idade.





Um comentário:

  1. Que legal ver aqui um pouco da história do meu bisavô José Soares de Mendonça. Parabéns pelo blog!
    Marisa Mendonça - Recife/PE

    ResponderExcluir