segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Projeto Mulé Rendeira. Memória Viva resgata a renda de bilros.



A Associação Cultural Memória Viva protagoniza o Projeto Mulé Rendeira,  que tem como objetivo a valorização e preservação da renda de bilros em Itabaiana, através de curso ministrado no Café Cultural Mestre Sivuca, cuja abertura foi realizada hoje, 17 de outubro. 

Este é um projeto cultural entre muitos outros que serão veiculados através da Associação, que escolheu o Café Sivuca para sediá-los e, assim, consolidar um dos objetivos a que se destina aquele Café: o desenvolvimento da cultura.

A renda de bilros ou renda de almofada nasceu na França, desenvolveu-se na Itália, e chegou ao Brasil através da colonização de Portugal, onde já existia desde o século XV.

No Vale do Paraíba, a cidade de Salgado de São Félix teve o seu apogeu na confecção da renda de bilros nas décadas de 40 e 50, quando foi a maior produtora da região, exportando para outros estados do nordeste através do comerciante Sr. José Trajano. Itabaiana teve uma participação menor na produção da renda naquelas décadas e, até hoje, essa arte estava totalmente extinta.

Em Salgado foram artesãs desse trabalho, entre muitas, as senhoras Glorinha e Hilda, que nos dão a alegria de serem as professoras do Projeto Mulé Rendeira.

Os materiais usados na fabricação da renda são a linha, os bilros de madeira, alfinetes, cartões furados com o desenho do bico ou de outra peça e a almofada.

Arte de manuseio dotado de beleza singular, é particularmente encantador ver o movimento dos bilros e o som que produzem através das mãos ágeis das rendeiras.

Veja outras fotos no link:

2 comentários:

  1. Por telefone falei com Luciano Marinho, presidente da Memória Viva, muito feliz com a realização do projeto.

    Beijo Lu

    ResponderExcluir
  2. Parabéns à Associação pelo belo projeto.

    ResponderExcluir