sábado, 5 de novembro de 2011

Fotografia e Memória VI



07 de novembro. 49 anos da morte de José Silveira


Muito querido pelo povo de Itabaiana, José Silveira governou a cidade de 1955 a 1959. Mesmo filho de família tradicional, Silveira foi um homem simples e se mostrou um verdadeiro líder popular, sensível aos infortúnios do povo carente. Chamavam-no de "O Pai da Pobreza". Talvez pouca gente saiba, Silveira era um esportista e praticava basquetebol. Uma vez por semana reuniam-se ele, João Paulino, José Bandeira, João Pinto Sobrinho e outros. Os jogos aconteciam à noite, em uma quadra que havia no final da Praça Epitácio Pessoa.

Na foto, José Silveira, prefeito, hasteia a Bandeira Nacional em uma solenidade do dia 7 de setembro, com as presenças do Padre João Gomes da Costa, políticos, do Tiro de Guerra e colégios.
                               

Um comentário:

  1. Na época eu era pré adolescente mas me recordo da agitação na cidade quando do assinado que que ocorreu na loja do Sr. Pedro Servulo. Dr. José Benedito da Silveira fez parte de uma lista de brilhantes prefeitos que Itabaiana teve no passado, cidadãos éticos e dignos que governavam por amor a cidade e ao povo e não para fazer do cargo publico um cabide de emprego ou outras coisas.Todos tinha profissão definida e finanças estruturada. Governar para eles era ver sua cidade bem urbanizadas, seu povo com uma boa saúde e educação, e o município aparecendo no Estado como um dos mais prósperos. Esses sim eram PREFEITOS verdadeiramente PERFEITOS.
    Vale salientar uma coisa, o Dr. José Benedito da Silveira era um filho adotivo de Itabaiana, pois sua naturalidade era Mogeiro., nem por isso seu governo deixou ser brilhante para os itabaianenses.
    Paz eterna para esse grande HOMEM.
    Orlando Araujo.

    ResponderExcluir