segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

                                            








                                   UMA BREVE HISTÓRIA DO NÓ CEGO

                                                                  ( DE 1975 A 1983 )


       Minha inspiração para colocar o nome NÓ CEGO em nosso bloco carnavalesco , veio de um episódio singular e curioso .

      Em janeiro de 1973 , eu iniciava o 4° período do Curso de Medicina na UFPB . Fui convidado por Dr . Aglair da Silva , para frequentar as dependências do Hospital São Vicente de Paulo em Itabaiana . Iria começar a observar a rotina hospitalar , os atendimentos ambulatoriais , as pequenas cirurgias , enfim , iniciar os primeiros passos na futura profissão de médico .

      A primeira recomendação de Dr . Aglair , foi no sentido do estudante observar muito , perguntar mais ainda e NUNCA atrever -se a fazer o que não sabia . Em uma emergência , usar o bom senso e a prudência , enquanto  alguém capacitado chegasse para resolver a situação .

      Segundo Dr . Aglair , o estudante de tanto observar e perguntar , sendo uma pessoa observadora , dentro de 6 meses , já estaria capacitado a participar de pequenos procedimentos ambulatoriais , sob a supervisão de um profissional médico . 

      Segui esse primeiro conselho à risca !

Após uns 6 meses de Olha - Pergunta , Olha - Pergunta ,  Olha - Pergunta , me achava capacitado de pelo menos , " dar uns três pontinhos " em um ferimento NÃO complicado .

      As parteiras e enfermeiras do Hospital , faziam partos , suturas e pequenos procedimentos ambulatoriais . As vezes quando necessário , auxiliavam os médicos em cirurgias de maior porte . Aprendi muito com elas .

      Certo dia , chegou um jovem com um pequeno ferimento no antebraço medindo cerca de 4 a 5 cm . Pelos meus cálculos , levaria uns 3 ou 4 pontos .

      Dr . Aglair estava operando com outro médico , e pedi a enfermeira que fosse comunicar - lhe o fato . 

      Dr . Aglair disse : - Chame Dedé , que ele já tem condições de fazer uma pequena sutura !

      A enfermeira voltou , e comunicou - me o ocorrido .

      Argumentei com a enfermeira , pensando no primeiro conselho que Dr . Aglair tinha dado :

- OLHE ! OLHE ! OLHE ! PERGUNTE ! PERGUNTE ! PERGUNTE !

      - É melhor você fazer ! Respondi a enfermeira .

      - Dr . Aglair disse que você já sabe fazer uma pequena sutura ! Respondeu a enfermeira .

      Pelo que eu tinha observado , era um pequeno ferimento de bordos regulares e nenhum vaso calibroso tinha sido atingido . Naquele momento , me julguei capaz de realizar o procedimento , pelo que eu tinha aprendido nos últimos 6 meses . Encarei o desafio !

      Iniciei o procedimento limpando bem o ferimento , infiltrando o anestésico local e fazendo a sutura propriamente dita . 

      O nervosismo de " toda primeira vez " , me inibiu um pouco . Tive dificuldade em dar o NÓ CIRÚRGICO TRADICIONAL . Não consegui após várias tentativas . No IMPROVISO , dei um NÓ CEGO  em cada um dos 4 pontos necessários .

      Posteriormente , a cicatrização da ferida , mostrou que o tipo de NÓ dado , não teve influência negativa no resultado da sutura .

      Meia hora depois , chega Dr . Aglair no ambulatório perguntando como foi minha 

" primeira vez " . Rapidamente relatei o ocorrido e o IMPROVISO DO NÓ CEGO . Ele riu muito e disse que no futuro , eu ia ver , que em uma Sala de Cirurgia , às vezes o IMPROVISO , é a maior arma do cirurgião . Foi a segunda grande lição que recebi do Mestre , que passou o resto da tarde me ensinando os diversos tipos de Nó Cirúrgicos que existem . Recebi ainda nessa tarde , a terceira grande lição de meu aprendizado .

      Dr .Aglair , dentro das muitas qualidades que tinha , uma era ser brincalhão ! Por conta desse episódio , colocou - me o apelido de NÓ CEGO !

Pensei comigo : - Se eu for me encabular , esse apelido pega !

     A partir daí , no início de 1974 , eu no 5° período de medicina , Dr . Aglair começou a me chamar para auxilia - lo nas cirurgias que fazia tanto no Hospital São Vicente de Paulo em Itabaiana , como em João Pessoa no antigo Pronto Socorro Municipal aos domingos . Ainda não existia o Hospital de Trauma .

      Qualquer assunto que Aglair quisesse comigo , dizia à enfermeira : - Menina , chama Dedé Nó Cego aí !

      Feito esse preâmbulo , para caracterizar bem o termo NÓ CEGO , vamos agora à História da Fundação do BLOCO DO NÓ CEGO !

      O Carnaval de Itabaiana nos anos 50 e 60 , sempre foi o melhor das cidades do Vale do Rio Paraíba . Era frequentado , por pessoas dessas cidades e de outras oriundas do vizinho estado de Pernambuco como Timbaúba , Goiana , Ferreiros , Camutanga , Itambé e Nazaré da Mata . Esse pessoal participava tanto do carnaval de rua , como o de Clube . 

      O auge desses grandes Carnavais , foi o Carnaval de 1970 , O SETENTÃO , quando o período carnavalesco , foi de 8 dias seguidos , de uma quarta feira à outra que era a quarta feira de Cinzas . Esse Carnaval , foi promovido pelo Prefeito Dr . Josué Dias de Oliveira , irmão do músico SIVUCA , e que governou Itabaiana no período compreendido entre janeiro de 1969 a janeiro de 1973 .

      Após o CARNAVAL SETENTÃO , houve um arrefecimento nos festejos Momescos em nossa Cidade . Um declínio grande , que a população , sentiu ! Várias Agremiações Carnavalescas deixaram de existir , à exemplo da escola de samba , IMPERADORA DO SAMBA . 

      O Carnaval de Clube sentiu menos . A lapada grande , foi no Carnaval de Rua .

      Nosso carnaval , passou a viver , uma espécie de  " PERÍODO SABÁTICO " ! Não aparecia NADA DE NOVO NO FRONT MOMESCO !

      Em 1975 , eu estava no 8° período de Medicina , e juntamente com um grupo de cerca de 25 pessoas , começamos a pensar em um Bloco Carnavalesco , que sacudisse a apatia e letargia que desmotivava os foliões da Cidade . Era preciso ressuscitar os Grandiosos Carnavais de Rua , das décadas de 50 e 60 .

      As reuniões , eram na Rua Meira de Vasconcelos , na OFICINA DE ZÉ DE NANA ,vizinha à casa do meu avô . Na oficina , fabricava - se Selas e Arreios de Couro .

      Nessas reuniões , começamos a estabelecer as bases e fundamentos do Bloco . A começar pelo nome .

      Sugeri o nome " NÓ CEGO , contando a história do apelido que Dr . Aglair tinha colocado em mim .

      A FAIXA ESTANDARTE do Bloco , seria sustentada nos dois lados , por hastes de madeira ( Caibros ) . O desenho de um NÓ com as pontas viradas para um lado e para outro seria pintado nessa faixa de mais ou menos 1 metro de largura por 3 ou 4 metros de extensão . Nas pontas das cordas do desenho posteriormente , seria desenhado um Pitu ou Caranguejo em cada lado , com as patinhas puxando para cada lado , ARROCHANDO O NÓ . Em 1975 , não teve patrocínio  e consequentemente , não teve CRUSTÁCEOS ARROCHANDO O NÓ CEGO !




Os Pitus ou Caranguejos , só seriam desenhados na FAIXA ESTANDARTE , a partir de 1976 , dependendo de quem fornecesse nossa Cachaça para transformarmos em Batida e que durasse os três dias de Carnaval . Era muita Cachaça !

      Não sou desenhista , mas fiz um esboço do NÓ em cartolina , e pedi a Lucinha de Rangel para pintar o NÓ na FAIXA ESTANDARTE  e  nas 24 ou 25 camisetas do Bloco .

      Fomos procurar a Orquestra de Zezé de Dr . Olívio para acertar as saídas nas manhãs do domingo e segunda feira de Carnaval . 

      Acertado o preço da orquestra , ficou estabelecido , que uma FÔRMA DE BARRO fornecida por BABÁ , seria o " VASILHAME " da Batida feita com Cachaça , Gelo , Limão e Açúcar . A Cachaça foi doada por amigos de Areia , o Gelo por Mário da Sorveteria , o Açúcar por Seu Geraldo Fonseca e o Limão por amigos que tinham sítios . Diz a LENDA , que o Delicioso sabor da Batida do NÓ CEGO , se deve ao fato de algumas gotas do SUOR DO MEU SUVACO estarem presentes no momento que eu preparava a BEBERAGEM ! 

      A Fôrma de Barro com a Batida , seria conduzida por um Carro de Madeira com 4 rodas e Direção Manual e que funcionaria além de Armazenamento Etílico , também como Carro Abre Alas do Bloco . 

      Pensou - se também , em um CARROÇÃO puxado por PEDÃO , JÚLIO GABRIEL E OUTRAS PESSOAS FORTES , que aguentassem bem , o 

" Tranco " que era puxar ou empurrar um CARROÇÃO carregando os músicos , bebidas , água , gelo e algumas " Personalidades " que se embriagaram logo cedo ! Não conseguimos CARROÇÃO em 1975 . Só conseguimos a partir de 1976 , após muita reclamação dos músicos que se misturavam na multidão e levavam muita pancada , principalmente nos lábios . 

      Faltava ainda , dinheiro para outras despesas e resolvemos fazer comissões para pedir ajuda para o Bloco , no Comércio e na Feira Livre da terça feira . No comércio , sempre " pingava " alguma coisa . Na feira de carne , os marchantes sabendo que teria farra depois da comissão , doavam o tira - gosto . Existia sempre uma 

" sacolinha " para levar fígado , rins , rabada de boi ou de porco .

      Nosso tesoureiro , desde o início , sempre foi o Professor Luis Paraíba , que era muito seguro , no trato com dinheiro .

      Ficou estabelecido ainda , que no domingo pela manhã , visitariamos o Professor Emir Nunes em sua residência , onde nos esperava bebidas e petiscos . Na segunda-feira pela manhã , visitariamos a residência do Sr . Adônis Gomes de França , onde nos esperava também , bebidas e petiscos . Na saída , Seu Adônis presenteou o Bloco , com uma caixa de Rum Montilla e uma grade de Coca-Cola , para continuarmos a farra .

      Segundo nossos cálculos , faltavam 8 dias para o Carnaval , e estava tudo pronto e pago .

SÓ QUE NÃO ! Onde foi que já se viu um Bloco que queria tornar - se referência no Carnaval de uma Cidade sem ter um Hino a representa - lo ?

FALTAVA O HINO DO NÓ CEGO !

      Em uma reunião emergencial , decidimos compôr um Hino para o Bloco .

      O estúdio para a composição da música , foi a mesa do Bar da Minha Mãe , na Rua Fernando Pessoa , 63 . Estavam presentes NESSE HISTÓRICO MOMENTO :

DR . VILINHO COM O SEU VIOLÃO , EU METIDO A COMPOSITOR COM LÁPIS E PAPEL NAS MÃOS , LUIZINHO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM UM PEDAÇO DE MADEIRA PARA TAMBORILHAR NA MESA FAZENDO A PERCUSSÃO , PROFESSOR ELIAS COMO OBSERVADOR E PROFESSOR LUIS PARAIBA COMO TESOUREIRO PARA PAGAR AS DESPESAS COM O " ESTÚDIO " DE GRAVAÇÃO .

      Iniciamos os trabalhos , esquentando às orelhas e às mentes . Depois começamos a elaborar uma Trilha Melódica muito simples , mas bastante animada e chamativa , no ESTILO FREVO PERNAMBUCANO . O Dr . VILINHO , elaborou a música . Eu ia escrevendo os versos no ritmo da música ...

      De repente , Dr . VILINHO parava o violão e dizia : - DEDÉ , TEM MUITA PALAVRA PRÁ POUCA MUSICA ! ENCURTE UM POUCO A FRASE !

DAQUI À POUCO , NOVAMENTE O DR . VILINHO PARAVA O VIOLÃO E DIZIA : - DEDÉ , AGORA TEM POUCAS PALAVRAS PARA MUITA MÚSICA ! ESTIQUE UM POUCO A FRASE !

      E nesse chamego de ESTIQUE - ENCURTE e ENCURTE - ESTIQUE , após umas 6 horas de boa farra , e " Trabalho Criativo " , o HINO DO NÓ CEGO FICOU PRONTO !

      No dia seguinte , nosso trabalho foi cantar exaustivamente às estrofes do HINO DO NÓ CEGO para Zezé de Dr . Olívio aprender e transmitir aos outros componentes da orquestra .

      No domingo de Carnaval pela manhã com a presença de 90% dos componentes do Bloco 

( alguns estavam de ressaca da " Carraspana " do sábado a noite e lamentam até hoje , não estarem na PRIMEIRA FOTO HISTÓRICA DO BLOCO ) , a ORQUESTRA ,o CARRO DE MADEIRA com a BATIDA DO NÓ CEGO em cima e a FAIXA ESTANDARTE DO NÓ CEGO estendida nos Portais da Igreja por cima da Entrada Principal , tiramos a FOTO HISTÓRICA DO 1° ANO DO NÓ CEGO .

      Padre Antônio Kemps quase processa a gente , pela ousadia da foto em frente a Igreja com aquela PRESEPADA toda ! Tive posteriormente uma boa conversa com o Vigário me desculpando e nos tornamos amigos !

      A partir de 1975 , o Carnaval de Itabaiana foi sacudido em sua apatia e letargia e novamente despertou a vocação da Cidade para promover Grandes Carnavais .

      Uma nova era carnavalesca começou a tomar corpo já em 1976 ! Novos blocos e Troças foram surgindo . Todos queriam um lugar ao sol , ou na avenida , como queiram .

      Como Bloco de Arrasto , o NÓ CEGO consolidou - se como o maior e mais animado bloco até então .



      No NÓ CEGO , existiam algumas regras NÃO ESCRITAS , que no início caracterizaram o Bloco .

      A Segurança por exemplo , era feita pelos membros maiores e mais fortes do Bloco . Qualquer tentativa de bagunça , o elemento estranho era " aconselhado " por essa TROPA DE CHOQUE a se comportar direito ou deixar o Bloco .

      As esposas , noivas , namoradas , irmãs ou filhas de componentes do Bloco , eram aconselhadas a não seguirem o bloco , nem usarem a fantasia , pois pensávamos que muita confusão poderia ser evitada com essa medida . Alguns anos depois , após muita insistência , as mulheres começaram a sair no Bloco . Isso após a BAGACEIRA lançar um BLOCO MISTO !

      Alguns queriam cordão de isolamento . Nunca permiti . Era para todos brincarem !

      Os Carnavais de 1976 e 1977 , foram como Céu de Brigadeiro para o NÓ CEGO . 

      Em 1976 a PITU ofereceu patrocínio através do Comunicador Ivo Severo e seu Carro de Som . Forneceu a cachaça para os três dias de Carnaval e nós colocamos o desenho dos 2 PITUS com às patinhas puxando a corda do NÓ de um lado e do outro , ARROCHANDO O NÓ . Um outro ano , foi a vez de 2 Caranguejos serem desenhados na Faixa Estandarte do NÓ

      Em 1975 eram 25 componentes . Em 1976 passaram de 100 componentes . Em 1977 esse número passou de 300 componentes ! 

      Em 3 anos de vida , o NÓ CEGO já tinha algumas tradições formadas e que todos conheciam . Vejamos :

01 ) Existiam 4 símbolos imutáveis

   a) FAIXA ESTANDARTE  com o NÓ CEGO 

        pintado

   b) CARRO DE MADEIRA carregando a BATIDA

        do NÓ e funcionando como ABRE ALAS do

        Bloco

    c) O HINO DO NÓ CEGO que todos conheciam

    d) O CARROÇÃO puxado por pessoas para 

         carregarem os músicos

02 ) LOCAL DE SAÍDA E TRAJETO

   a) DOMINGO - SEDE DOS TRABALHADORES , 

        LADEIRA DA UNIÃO , RUA GRANDE , IGREJA 

        MATRIZ , RUA GRANDE , PRAÇA EPITÁCIO 

        PESSOA

   b) SEGUNDA FEIRA - POSTO FISCAL , RUA DO CARRETEL , RUA DA LAMA IGREJA MATRIZ , RUA GRANDE , PRAÇA EPITÁCIO PESSOA , RUA GRANDE E IGREJA MATRIZ

c) TERÇA FEIRA - CASA DA MÃE POBRE , PRAÇA EPITÁCIO PESSOA , RUA GRANDE  IGREJA MATRIZ , RUA GRANDE , PRAÇA EPITÁCIO PESSOA , RUA GRANDE E IGREJA MATRIZ

03 ) ÀS TRÊS PRIMEIRAS MÚSICAS , ERAM TOCADAS NESSA ORDEM TODOS OS TRÊS DIAS :

 BRASIL - ESPANHA , ÚLTIMO DIA , E O HINO DO NÓ CEGO QUANDO O BLOCO ENTRAVA NA RUA GRANDE . DURANTE O TRAJETO OUTRAS MÚSICAS ERAM TOCADAS E REPETIDAS .

DE UMA COISA NÃO ABRIAMOS MÃO :

SÓ SE TOCAVA FREVO PERNAMBUCANO , SAMBAS CARNAVALESCOS E MARCHINHAS .

OUTRO TIPO DE MUSICA , NEM PENSAR !

      Em 1978 , surgiu uma coisa nova , bem estruturada e organizada . Tinha Samba Enredo muito bem elaborado e que homenageava a Professora Dona Marieta . Várias Alas e muita inovação , trazidas por Dr . Breno ,seus parentes e amigos . Uma fantasia muito bonita com um macacão amarelo e preto . Escola de Samba própria . Era a BAGACEIRA estreando no Carnaval Itabaianense . Em 1978 , a BAGACEIRA , foi um espetáculo à parte no Cenário Carnavalesco de Itabaiana .

      Acendeu um " PISCA - ALERTA " na Diretoria do NÓ CEGO .

      - A BAGACEIRA , CHEGOU PRÁ DESATAR O NÓ do NÓ CEGO ! Vamos tomar as devidas providências , no bom sentido , é claro !

      A primeira providência , foi mandar confeccionar macacões com tecido de qualidade no Recife . Colocar a logomarca do bloco ( Nó Cego desenhado ) nas costas do macacão , sem patrocínios estampados , para que o usuário vestisse o ano inteiro , como uma vestimenta qualquer .

      Uma contabilidade mínima seria necessário , com Receitas e Despesas , onde o lucro obtido com às vendas dos macacões , cobrisse as despesas com a confecção dos mesmos , preço da Orquestra e eventuais despesas com viagens ou outros gastos extraordinários . O bloco não visava lucro algum .

      O NÓ CEGO , em 1979 , saiu à altura de rivalizar com a BAGACEIRA . Nesse ano , talvez Itabaiana tenha presenciado o maior Carnaval de Clube e de Rua de todos os tempos . 

      A " Rivalidade Amistosa " entre os dirigentes do NÓ CEGO E BAGACEIRA , incentivava essa 

" SALUTAR COMPETIÇÃO " .

      Ao povão dizíamos que éramos rivais . Na realidade , éramos amigos e estimulavamos a competição , visando o crescimento do Carnaval da Cidade .

      Em 1980 , aconteceu um fato curioso . Desde a fundação do NÓ CEGO , existia uma parceria entre o nosso bloco e a UNIÃO DE ARTISTAS E OPERÁRIOS no contrato das Orquestras . Nós pagavamos 40% do valor da orquestra , e a UNIÃO pagava os 60% restantes . Seu BERTO , assinava pelo União e Luis Paraíba pelo NÓ CEGO .

      Segundo o tesoureiro do NÓ , os 40% nosso já estava guardado , esperando apenas a assinatura do contrato . Segundo Seu Berto , 50% da parte que cabia à UNIÃO , já estava em caixa , com a venda antecipada de mesas . O restante seria arrecadado durante os bailes com a venda de mesas e ingressos individuais na bilheteria .

      Ocorre que o Carnaval de 1980 , foi muito bom e concorrido . Houve falta de Músicos e Orquestras no mercado . Seu BERTO nos procurou , e expôs o problema . Faltando 10 dias para o Carnaval , tínhamos tudo pronto e pago . Só faltava , a ORQUESTRA !

      Colocamos os pés na estrada à procura de orquestras . Seu BERTO foi para um lado e Eu , Biu Caiau , Rangel e Trajano fomos para Cidades de Pernambuco onde sabíamos ter Bandas de música . Fomos à Timbaúba , Goiana , Itambé , um Distrito sei lá de onde , chamado MACUGÊ

( O carro de Biu Caiau quase fica atolado dentro dos canaviais ) e Nazaré da Mata ... NADA !

      A turma da BAGACEIRA soube do fato e começou a espalhar o boato de quê o NÓ CEGO , não sairia por falta de Orquestra . E se saísse , seria com o Carro de Som de Ivo Severo tocando minhas Seleções de Frevos , Sambas e Marchinhas que eu tinha gravado em várias Fitas Cassetes . Ainda não existia CDs . 

      Passamos a semana toda procurando Orquestra , e...NADA !

      Passei a pensar seriamente , na possibilidade de contratar Ivo Severo para conduzir o NÓ CEGO , pelas ruas , ao som de minhas Fitas Cassetes . O HINO DO NÓ CEGO ainda não tinha sido gravado . Não existia CDs !

      Meu carro , uma Belina , quebrou e estava em uma oficina .

      Na sexta-feira que antecedia o sábado de Carnaval , quase em desespero , lembrei que em Areia , tinha uma Banda de Música onde tocavam vários amigos e Colegas de Estudo . Fui nessa mesma noite na casa de Nicó Petronilo expus a situação e pedi emprestado o Opala Verde placa 0415 juntamente com o Motorista DAGA para na manhã seguinte , sábado de Carnaval , às 5 horas da manhã ir a Areia , fazer a última tentativa de contratar uma Orquestra . Contei prá ele toda a história . NICÓ chamou DAGA , mandou encher o tanque do Opala e disse que era sua contribuição ao NÓ CEGO . Quando saí da casa de NICÓ , fui direto a casa de Seu Berto e contei o ocorrido .

Seu BERTO já em desespero , topou na hora . 

      Às 5 horas da manhã em ponto , partimos para Areia , DAGA dirigindo o Opala , EU e Seu BERTO .

      Chegando em Areia , procurei Antônio Ribeiro , 

músico , amigo e Colega de estudo em Areia , para ver a possibilidade de contratar uma Orquestra . Fui informado que ele e quase todos os componentes da Banda de Música , tinham sido contratados para tocar em Pilar e outras Cidades adjacentes .

      Nossa última esperança estava indo embora !

      Resolvi antes de voltar à Itabaiana , visitar o Bar de meu amigo TERCINO para beber , comer alguma coisa e rever o amigo .

      Chegando no Bar , contei minha Odisseia a TERCINO . Ele olhou prá mim e disse : 

- Nem tudo está perdido CRIANÇA ! ( Criança ,era o meu apelido em Areia !

- Tem um Concluinte de Agronomia que toca Pistom . Ontem ele esteve aqui com mais dois colegas de Curso , um toca Saxofone e o outro Trombone . Estavam revoltados , tomaram uma 

" Cachaça de juntar menino atrás " , pois não tinham nenhum contrato ! Saíram se lamentando !

- Já é uma Orquestra ! A percussão , a gente arranja em Itabaiana . Onde eles moram , TERCINO ? Perguntei .

 - Em uma República na Rua do Pirunga , a uns 100 metros da casa onde morasse . Pergunta aos vizinhos , que todo mundo ensina ! Respondeu TERCINO .

      - TERCINO , daqui à pouco volto ! Vamos embora , seu Berto , procurar esses músicos ! Afirmei .

      Saímos a procura do endereço e Seu BERTO disse : - Se sobraram , é porquê não tocam NADA !

      - Vamos conferir , Seu Berto ! É nossa última oportunidade . Na situação que estamos , aparecendo um GATO TOCANDO TUBA ou o CÔCO DE PABULAGEM , eu contrato ! Respondi .

      Logo achamos o endereço . Parecia uma cena de Guerra ! 

      Três pessoas dormiam em esteiras espalhadas na sala . Roupas , restos de comidas , garrafas de bebidas vazias , uma Radiola Portátil e vários Discos de vinil de Frevos espalhados pelo chão da sala , completavam o cenário .

      Bati palmas para acordar o trio . Acordaram assustados e meio " grogues " . Me identifiquei dizendo que já tinha morado em Areia . Meu apelido era CRIANÇA . Era ex - aluno da Escola de Agronomia .Tinha muitos amigos em Areia e queríamos contrata-los para tocar em Itabaiana . E explicamos como seria o contrato . Toparam na hora , e o contrato foi de BOCA !

      Os músicos tomaram banho , trocaram de roupas , arrumaram às bagagens e os Instrumentos , colocaram na mala do Opala . 

      Voltamos ao Bar de Tercino para comermos e bebermos alguma coisa , e fazer um pequeno ensaio de como era o HINO DO NÓ CEGO . Aprenderam na hora !

      Seu Berto me chamou de lado e disse "

- Ainda bem que eu estava errado sobre o trio !

      Tomamos mais algumas cervejas , pagamos a conta , agradecemos à Tercino e nos emprensamos os 6 no Opala de NICÓ e partimos para Itabaiana . Eram 4 horas da tarde . A BAGACEIRA , teria uma " SURPRESINHA " pelo boato que tinha criado e espalhado ao longo da semana Pré - Carnavalesca .

      Durante todo o dia , não tivemos nenhuma comunicação com Itabaiana . Não havia celulares . Telefones residenciais , eram poucos e nem todo mundo , podia ter um em casa . O sábado inteiro , foi de ALTA TENSÃO em Itabaiana . A BAGACEIRA , confirmando o boato .

As evidências , eram claras . Os componentes do NÓ CEGO , ainda tinham vagas esperanças ,de que um milagre acontecesse . Mas , estavam muito temerosos .

      Chegamos em Itabaiana , às 17.30 horas da tarde . Paramos na casa de BRÃO . Mandei DAGA ir levar Seu BERTO em casa e recomendei aos dois , SIGILO ABSOLUTO sobre a Orquestra .

      A casa de BRÃO , era o Quartel General do NÓ CEGO . Apresentamos os músicos a BRÃO e aos outros Componentes do Bloco , que já estavam em Polvorosa . Recomendei a todos , SIGILO ABSOLUTO sobre a ORQUESTRA . Chamei o meu Compadre Rangel e por conta do BOCÃO que ele tinha , mandei - o em uma MISSÃO SECRETA :

- Meu compadre , vá em frente a sinuca iniciar a preparação de uma SURPRESINHA para a BAGACEIRA !

- Chegue lá , avalie o ambiente e provoque dizendo que " VOCÊS PODEM TER UMA SURPRESINHA DE UMA HORA PRÁ OUTRA . VOCÊS JÁ VIRAM CARRAPETA DAR EM PIÃO ? NEM NINGUEM DESATAR O " NÓ " QUE O NÓ CEGO DEU ? "  Querem apostar que o NÓ CEGO Sai ?

      Rangel foi tão convincente em seu desafio , que ninguém quis apostar ! 

      Eu contei a ele , o plano da sair da frente dos Correios com os músicos tocando o HINO DO NÓ CEGO , alguns componentes do bloco acompanhando , gritando e cantando a música do NÓ CEGO e a pirralhada fazendo zuada na frente . Eu todo melado de pó e confetes levando um litro de Rum Montilla na mão , abria o 

" DESFILE " . Ele ficasse na espectativa em frente à sinuca , pois quando eu soltasse as primeiras

" Pistoletas " , ele alarmasse , juntasse o povo e corresse para encontrar a PRESEPADA SURPRESA " para a BAGACEIRA . E assim foi feito .

      Saíram gritando : - É O NÓ CEGO QUE VEM ALI , COM TODA " GOTA SERENA " !





      O encontro se deu em frente à casa de Seu Zuquinha . Descemos juntos para frente da sinuca ,sob os aplausos da multidão que estava nas calçadas . O relógio marcava 7 horas da noite quando a PRESEPADA chegou em frente à sinuca . A orquestra tocou o HINO DO NÓ CEGO por uns 15 minutos . A multidão gritava :

- NINGUÉM DESATA O NÓ ! NINGUÉM DESATA O NÓ ! NINGUÉM DESATA O NÓ !  Declaramos aberto o Carnaval de 1980 e os músicos foram tomar banho , jantar e se alojarem , para às 10 horas da noite iniciarem o Baile do União e na tarde do domingo saírem com o NÓ CEGO de frente da Sede dos Trabalhadores .

      Eu e Breno , continuamos nossa 

" COMPETIÇÃO AMISTOSA " entre nossos Blocos , por muito tempo . Nós intervalos dos Bailes , Breno e sua turma cantavam o Samba Enredo da Bagaceira . Nós cantávamos o Hino do Nó Cego . Isso , muito valorizou e tornou Grande , o Carnaval de Rua de Itabaiana .

      O último ano que saí no NÓ CEGO , foi em 1983 . Eu , ESTAVA Prefeito de Itabaiana de 31 de janeiro de 1983 à 09 de março de 1983 . Exatos , 38 dias como Prefeito .

      O Carnaval , salvo engano , ocorreu em meados de fevereiro . 

      Convoquei os dirigentes das 4 maiores Agremiações Carnavalescas da Cidade à saber :

- Nosso NÓ CEGO .

- A BAGACEIRA DE BRENO E AMIGOS .

- A ÚLTIMA HORA DE ZÉ DUDU .

- A ACADÊMICOS DO RITMO SE NÃO ME ENGANO DE EPITÁCIO .

      Fiz uma modesta doação em dinheiro para essas Agremiações , uma quantia exatamente igual para todos .

      Aos Blocos Menores , como Índios , bois ursos , piranhas , piabas , etc , etc , etc foi uma quantia menor , mas que contemplou a quase todos , de acordo com às possibilidades da Prefeitura .

      Quase sou " Crucificado " nos PAUS DO NÓ CEGO , por alguns " Amigos Radicais " que entendiam , que BRIGA , é BRIGA e a BRIGA COM A BAGACEIRA , ERA PRÁ VALER !

      A intenção da BRIGA , era incentivar e promover o Carnaval de Itabaiana . 

      E nesse ano de 1983 , segurando o PAU DA FAIXA ESTANDARTE DO NÓ CEGO , de um lado estava o DR . DEDÉ , Médico e Prefeito de Itabaiana . Do outro lado estava o nosso querido DR . VILINHO , Professor , Advogado e futuro Juiz de Direito e Desembargador .

      Vou lembrar agora o nome de alguns FUNDADORES DO NÓ CEGO :

- Dr . Dedé , Dr . Vilinho , Dom Dom sobrinho de Seu Adônis , Zé de Nana , Geraldo de Mário , Bau Marchante , Manoel Cezar , Rangel , Marcos e Cacá meus irmãos ,minha , Prof . Washington , Roberto Almeida , Jocemir , Orlando da Sucam , Lalá da Emater , Zé Marcos , Toinho da Viúva , Os Nicácios , Luiz Paraíba e irmãos , Pedrinho de Dona Laura , Fernando Petronilo , Biu Caiau e outros que agora me falha a memória .

     Nesse final , faço uma Homenagem Especial , a uma pessoa que não foi Fundador do NÓ CEGO . Mas , à partir do 2° ano do Bloco , em 1976 , foi Corpo e Alma para o NÓ CEGO , durante 38 longos anos . Estou falando do Cidadão Ronaldo Silva Ramos , Nosso Estimado BRÃO , dono da Gráfica Beira - Rio .

      A partir de 1976 , BRÃO trouxe para si , o encargo de manter viva a Chama e às Tradições do NÓ CEGO . Tornou - se o " Faz Tudo " , a

" Eminência Parda " do Bloco .

      Enfrentou grandes dificuldades na Condução do Bloco , praticamente , sozinho .

      O " Custo " NÓ CEGO , ao longo dos anos , ia tornando quase inacessível , a sobrevivência do Bloco . Arrebanhou parceiros e procurou tornar o Bloco Auto Suficiente . Zé Marinho e Biu Caiau , foram de grande importância para o Bloco  , que um dia idealizei junto com umas duas dúzias de amigos no longínquo ano de 1975 .

      PARABÉNS , MEU AMIGO BRÃO !

      Itabaiana , é muito rica em sua história , e na história de seus filhos . Está precisando de GENTE , para contar mais histórias suas ...  e de seus filhos ...

  

           JOSÉ BARBOSA DE LUCENA

                          ( DR . DEDÉ )












Nenhum comentário:

Postar um comentário