segunda-feira, 5 de junho de 2017

Itabaiana na Exposição Internacional de Turim na Itália


Em 29 de abril de 1911, o município de Itabaiana, pertencente à então Parahyba do Norte, representando o Brasil na Europa, conquistou a medalha de honra internacional, referente ao título de melhor produtor de couro do mundo. O torneio foi disputado em Turim, na Itália.
A Primeira Exposição Internacional de Turim foi realizada entre os meses de abril a outubro de 1911, em comemoração ao cinquentenário do Reino da Itália. O evento chamou à atenção de milhares de visitantes, contando com a presença do rei Vítor Emanuel III, de monarcas, das mais altas autoridades do reino e representantes de vários países, dentre eles o Brasil, que possuía dois pavilhões de exposições, localizados às margens do rio Pó.
O jornal “A União”, em 28 de setembro de 1913, publicou uma ampla matéria sobre a comenda recebida pelo industrial Antônio Firmino, da cidade de Itabaiana, nos seguintes termos:
“A indústria de couro surgiu sob os melhores auspícios, pela dedicação e esforço do inteligente industrial Antônio Firmino da cidade de Itabaiana. O preparo de peles de animais para calçados, representados pelos exemplares enviados pelo senhor Firmino e Cia., mereceram do jury da exposição de Turim uma justa recompensa. Nos mercados italianos, belgas e franceses este gênero encontrou o melhor acolhimento. ”
O prêmio foi singularizado em uma placa de bronze e com alto relevo. Na medalha, vê-se escrito, em italiano, a frase: “ESPOSIZIONE INTERNAZIONALE DELLE INDVSTRIE E DEL LAVORO’. Torino MCMXI. – ANTONIO FIRMINO & CIA. PARAHYBA DO NORTE. A foto anexada à postagem diz respeito à medalha, que encontra-se em meu acervo pessoal.

Sonaldo Vital de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário