quinta-feira, 1 de junho de 2017

Atriz Zezita Matos visita o Memorial Itabaianense

Artur Anderson, Carlyto Campos, Geraldo Minervino, Zezita Matos, Socorro Almeida, Débora Lins, Clévia Paz e Cínthia Cecília. 

Zezita, Carlyto e os monitores em frente ao Memorial.

Visita a sala "Sociedade" onde estão reunidos objetos e móveis de populares, e fotografias de acontecimentos.

Visita a sala "Política" onde está a Galeria de Ex-prefeitos. 

Apresentação do projétil de bala de ganhão encontrada na década de 30 por moradores as margens do Riacho das Pedras, local onde ocorreu a Batalha do Riacho das Pedras em 1824.

Visita ao monumento e a nova gameleira plantada no mesmo local da secular gameleira derrubada. 

Carlyto assinando  o ponto de visita.

Zezita assinando o ponto de visita. 

No último dia 13 de maio, a atriz pilarense Zezita Matos esteve em Itabaiana participando da plenária da Academia de Cordel do Vale do Paraíba. Aproveitando a vinda a cidade, visitou o Memorial Itabaianense acompanhada do músico Carlyto Campos. Durante a visita ambos parabenizaram a Associação Cultural Memória Viva pela brilhante ideia de criar o Memorial.
Eu e Carlyto, de fato ficamos encantados com o trabalho do Memorial Itabaianense. Primeiro por que isto demonstra o quanto os seus criadores e gestores estão preocupados em registrar os fatos, os dados dos que fizeram a história desta cidade. Isto tanto para quem a visita quanto para a juventude que precisa conhecer e preservar os feitos dos seus antepassados. Segundo a história registrada através das fotos das famílias que são de um legado incomensurável.” Disse Zezita.
Ela também visitou a gameleira que foi plantada pelos membros do Memorial e por vários populares que participaram da inauguração do mesmo em 28 de dezembro de 2016. A gameleira foi plantada no mesmo local de outra secular gameleira que foi derrubada por gestores passados para a construção de uma praça; gameleira esta que viu a cidade nascer e crescer ao seu redor.
“Registramos também a beleza daquele monumento onde foi cortada a árvore. Carlyto frisa o que já foi mencionado por vários poetas e escritores "um povo que não preserva sua história é um povo sem cultura.” Parabéns para todos que estão preservando e guardando suas memórias.” Completa Zezita.

Fotos: Michel Melo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário