quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

A casa da Lagoa do Aruá


João da Costa Pereira (João Nunes)
Quando atravessamos toda a Rua São Sebastião em Itabaiana(PB), nos deparamos com uma imponente construção dos anos 20 do século XX. É uma casa branca, cercada por árvores e flores silvestres. Beleza maior teria se não fossem as construções de conjuntos habitacionais nos terrenos desmembrados da antiga Fazenda Onça, cuja área se estendia de Itabaiana até Juripiranga.

O imóvel rural herdado do seu pai Coronel Chico Nunes, pertenceu ao Dr. João da Costa Pessoa (João Nunes), Juiz de Direito da cidade de Vicência (PE), itabaianense que na casa grande da fazenda se instalava com toda a sua família.
As irmãs Marta e Helena Alves Pessoa.

Do seu casamento nasceram oito filhos, cinco deles em Itabaiana, inclusive as simpáticas e gentis senhoras Dona Marta e Dona Helena Alves Pessoa, que hoje administram o imóvel e com quem tivemos o prazer de conversar e obter esta história.

Escultura em cimento e ferro. Autora: Marta Pessoa.
Professora de Artes em Recife(PE), Dona Marta é autora das esculturas em cimento e ferro que adornam os jardins e dos belos quadros em óleo sobre tela que decoram o interior da casa.
Os elementos fogo, ar, água e terra no trabalho "A Mãe Natureza" de Marta Pessoa
A Memória Viva foi agraciada com dois trabalhos artísticos gentilmente doados pela artista plástica Marta Pessoa.

Quadros doados à Memória Viva pela artista plástica Marta Pessoa.

2 comentários:

  1. Boa matéria.sou silvana uma das proprietárias, estou revitalizando o imóvel que já tem uma fanpage intitulada Casa Grande Da Fazenda, onde vcs podem acompanhar toda a movimentação. Obg.

    ResponderExcluir
  2. Boa matéria.sou silvana, uma das proprietárias, estou revitalizando o imóvel que já possui uma fanpage intitulada Casa Grande Da Fazenda, onde vcs podem acompanhar toda a movimentação. Obg.

    ResponderExcluir