sábado, 23 de fevereiro de 2013

Meio século da morte de minha sogra.




Dona Nelza Cabral viveu sob o crivo da modernidade em uma cidadezinha acanhada e preconceituosa da Paraíba por nome Itabaiana do Norte. Lia muito e gostava de desenhar. Pintava quadros elogiados pelo Coronel Raul Geraldo de Oliveira, mestre da pintura.

Faz meio século que dona Nelza morreu. Essa pessoa iluminada pelo talento era, por assim, dizer, uma figura além do seu tempo. Uma estrela brilhante a ofuscar os medíocres de sua cidadezinha.

Não conheci dona Nelza, minha sogra, mas soube que era uma pessoa simples, sem aquele comportamento pequeno burguês um tanto ridículo, próprio das elites interioranas. Seu marido ocupava importante cargo na diretoria da maior empresa particular da cidade, era um homem refinado. Dona Nelza vivia o mais discretamente possível. Não gostava dos bailes elitistas, das ostentações vazias de uma sociedade ornamentada pelo falso brilho da opulência. Apreciava o rio Paraíba, tinha por hábito tomar banho nos poços do rio e desenhar. Desde criança. As coisas simples que ninguém via ou valorizava, a poesia da vida oculta a fazia viver quieta, pelos cantos. Era quase uma incompreendida, como todo artista.

O desenho acima representa a ponte ferroviária de Guarita sobre o rio Paraíba, rabiscado em lápis grafite numa folha de caderno pautado escolar. Foi um ensaio de dona Nelza quando mocinha, em um dos piqueniques que se costumava fazer no rio naquela época. Pelos nossos cálculos, este desenho tem mais de setenta anos. Uma relíquia guardada pela filha Geovana, que hoje mora na Bahia.  
 
Visitei esse recanto do rio, recentemente. Parece que estancou no tempo, aquele sítio do lado esquerdo do Paraíba, outrora centro da nossa indústria coureira, hoje extinta. A decadência econômica congelou o distrito de Campo Grande. Casas velhas abandonadas, campos vazios, ruínas. Com o vento que corre nas margens desertas do rio, sopram as lembranças daquela juventude que fazia piquenique com o futuro maestro Sivuca, e no meio da algazarra juvenil a frase altiva e o alvo riso da menina-moça Nelza, no nascimento de suas invenções artísticas.

Fábio Mozart

Nelza Cabral (à esquerda, com rosa no cabelo) ao lado do menino Sivuca em 1945, em piquenique 

http://www.fabiomozart.blogspot.com.br/

3 comentários:

  1. Bela homenagem....

    Parabéns pelo carinho e afeto demonstrado..sem dúvida devemos sempre estar resgatando a memória daqueles a quem queremos bem...

    Que Deus os tenha em seu reino de Luz.... e de misericórdia!!!.

    Visitem: lendasdecaissa.blogspotcom

    Abraços fraternos.........

    ResponderExcluir
  2. A minha Avó sem dúvida foi um Anjo nesta Terra, obrigado tio Fábio Mozart por demonstrar em forma poética a vida da minha querida anciã, fiquei muito emocionado com tudo, em descobrir o que ela foi e tenho certeza que carrego um pouco dos sentimentos de Vó. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Lindaaa história!!! Nelza foi um exemplo de mulher vanguardista!

    ResponderExcluir