segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Zora, de sonhos e paixões.


Em Campo Grande da margem esquerda do Rio Paraíba(Pernambuquinho), Itabaiana, Paraíba, nasceu Maria do Socorro Lira, Zora.  O seu pai, José Maria Porfírio, conhecido como “Trobador”, era cantor nas noites boêmias e sua mãe, Josefa Francelina de Lira, cuidava da casa e da mercearia do casal.

Advogada, compositora, cantora e poeta, Zora Lira fez sua primeira letra de música aos 12 anos de idade. Foi professora em Campo Grande e funcionária da Prefeitura Municipal de Itabaiana.


No dia 07 de novembro de 1968, aniversário da morte do ex-prefeito José Silveira, em comício do candidato Josué Dias de Oliveira, realizado em frente à Casa da Mãe Pobre, Zora Lira cantou, pela primeira vez para um grande público, uma música com letra sua, que enaltecia as virtudes do prefeito morto, e que passou a ser conhecida como “O Sonho”. Na presença de Mário Silveira, Humberto Lucena, políticos itabaianenses e mais de quatro mil pessoas, a toada gerou um impacto muito forte entre os seguidores de Zé Silveira, causando choros e desmaios e, segundo Zora, deu a vitória ao PMDB. Incomodados com o sucesso de “O Sonho”, os adversários ridicularizaram a música e, na eleição seguinte, foi proibida a sua divulgação pelo TRE. 

 Em 1980 publicou o seu livro de poesias intitulado “Revelações” e, em 2002, realizou um sonho e gravou o CD “Zorah Lira – De Todas as Paixões”, com nove, das doze músicas, compostas pela romântica itabaianense.

Sobre a polêmica de que a música “Feira de Mangaio”, de Sivuca e Glorinha Gadelha, faz referência à feira do município de Sousa, na Paraíba, afirma, Zora Lira, que seria uma grande coincidência que naquela cidade do sertão outras “Zefa de Porcina” e “Maria do Juá” existissem. Zefa de Porcina e Porcina eram, respectivamente, tia e bisavó da cantora campograndense e Maria do Juá uma figura popular, todas filhas e moradoras de Campo Grande do Mestre Sivuca.


Zora Lira pretende gravar um novo CD, desta vez de forró, reeditar seu livro “Revelações” e publicar um novo livro de poesias com o título provisório de “Reflexos da Alma”.

Associação Cultural Memória Viva



Zora, vejo em você um grande talento que os empresários não descobriram ainda,
porém para tudo tem o tempo e poderá ser por ocasião do lançamento do seu CD de forro.

Pedro José da Silva - Defensor Público.



Nenhum comentário:

Postar um comentário