segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

O trem de Itabaiana é minha história




Essa matéria bateu forte em mim. Nesse trem eu tenho muita historia , eis porque!

Sou filho biológico de Manoel Pereira de Araujo, que foi chefe da estação de Itabaiana por dois períodos. Nasci na casa da estação, ( hoje um hotel), passei minha infância correndo na plataforma da estação, aprendi até telegrafia, a internet da época..

Quando garoto vendi aos passageiros, pirulito, cocada e água de quartinha, não a esse trem, porque partia muito cedo e chegava muito tarde, mas aos outros que faziam baldeação na estação de Itabaiana com destino a Fortaleza, Natal, João Pessoa e Recife.

No trem referenciado viajei muito, porque quando meu pai foi transferido fiquei morando em Itabaiana, na minha inesquecível “Boca da Mata”, mas quando em período de férias ia e voltava para casa do meu pai , nele. Todo seu trajeto até hoje recordo inteiro e complemento o restante das estações até o Recife , após Carpina, seguia: “Paudalho, São Severino dos Ramos, Piracirica, Tiuma, São Lourenço da Mata, Camaragibe, Coqueiral, Tigipió, Edgar Werneck, Ipiranga e finalmente Recife.

Quando deixei Itabaiana para estudar aqui em Recife, esse trem e os demais foram minhas argolas de sustentação para aos pouco ir me adaptando e aceitando o fato de ter que deixar Itabaiana, usei-os até suas ultimas viagens, porque como filho de ferroviário tinha passe livre para viajar.
Que saudade.

Orlando Araujo.

Um comentário:

  1. Vi fazendo retreta no coreto
    Vi o Frei Damião fazer sermão
    Vi o trem passageiro fumaçando
    Todo dia era festa na estação
    No Domingo era uma coisa linda
    Água doce na quartinha era vendida
    Itabaiana jamais és esquecida
    És a pedra que dança em minha vida.

    Orlando Otávio

    ResponderExcluir