terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Itabaiana e o Modernismo



Comemoram-se os 90 anos da Semana de Arte Moderna realizada em São Paulo, em 1922, que influenciou o desenvolvimento cultural do Brasil nos anos seguintes. 

De certa forma Itabaiana participou desse movimento. Em 1938, o escritor Mário de Andrade, um dos líderes da Semana, quando exercia o cargo de Diretor do Departamento de Cultura da cidade de São Paulo, organizou uma Missão de Pesquisas Folclóricas que percorreu o norte e nordeste do país para observar manifestações populares, coletar e gravar músicas regionais. Membros da Missão visitaram algumas cidades da Paraíba, entre elas Itabaiana, onde registraram várias cantigas locais.

As músicas gravadas em Itabaiana fazem parte de seis CDs. São cantos de pedintes, aboios, cocos, toadas dos caboclinhos e outras.  Podem ser ouvidas no seguinte endereço: http://discosdobrasil.com.br/discosdobrasil/consulta/detalhe.php?Id_Disco=DI05560

Lembro-me bem dos blocos dos caboclinhos desfilando no carnaval pelas ruas da cidade ao som das batidas ritmadas. Existem ainda esses grupos? E as outras manifestações?

Colaboração de Luiz Antonio Gonçalves da Silva




Nenhum comentário:

Postar um comentário