quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Dona Biu, uma foliã de 105 anos.




Severina Leonardo de Barros nasceu em Alagoa Grande, Paraíba, em 20 de maio de 1906. Ainda adolescente veio morar em Itabaiana. Aos 14 anos gostou de um rapaz, namoro não aceito pelo seu pai, e por isso fugiu em cima de um caminhão. Ainda hoje Dona Biu faz caretas quando lembra da oposição do seu pai e sorri de alegria com as recordações do consentimento da mãe. Casou-se com esse rapaz e, com ele, trabalhou na agricultura. Mora em companhia de uma neta e bisnetos no bairro do Botafogo.

A alegria de Dona Biu é contagiante. Os seus lindos olhos azuis brilham de alegria quando vê Biu do Vasco,  presidente da Escola de Samba Imperatriz, onde ela brinca na Ala das Baianas desde a sua fundação, há quase 30 anos. E pergunta:
- Biu, o Zé Pereira vai sair?
- Vai Dona Biu, Mocinha já está na luta. Responde Biu do Vasco.

Com a saúde abalada e precisando de ajuda para caminhar por muito tempo, faz cara feia quando sua neta lhe diz que este ano ela vai apenas "olhar" o desfile.
- Olhar não! Responde com força. 
- Eu vou dançar! Olhar não tem graça. Vou brincar na Imperatriz e no Zé Pereira. O carnaval é tudo na minha vida.

Dona Biu tem o samba e o frevo no sangue, e uma alegria que certamente a fez viver todos esses anos. 105 anos bem vividos.







Um comentário: