segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Morreu Gonzaga Alfaiate


                   Faleceu ontem, aos 86 anos de idade, o sr. Luiz Gonzaga de Andrade, conhecido como Gonzaga Alfaiate. Gonzaga trabalhou nesse ofício por mais de 60 anos e talvez tenha sido o último alfaiate vivo de Itabaiana, da época dos ternos de linho branco e da caxemira preta, que tornavam tão elegantes e bem vestidos os senhores da época. Cidadão cortês e honesto, era querido e respeitado por todos os conhecidos e clientes.
             Transcrevemos, em seguida, entrevista concedida pelo sr. Gonzaga à Memória Viva, em 20.07.2010 e publicada em 10.03.2011:


        “Em 1945 comecei a trabalhar na “Alfaiataria Princesa”, pertencente ao Sr. Umberto Paiva, conhecido como Beto Paiva, e fui aos poucos aprendendo a profissão de alfaiate. Permaneci trabalhando com ele durante 03 anos (de 1945 a 1947) e, por motivos particulares, ele foi morar em João Pessoa e eu passei a trabalhar com Zé Paiva na “Alfaiataria Paiva”, no período de 1947 a 1968, ano em que ele faleceu.
         Passadas algumas semanas, entre os meses de agosto a setembro, eu voltei a trabalhar para mim mesmo e resolvi abrir a minha própria alfaiataria que se chamava “Alfaiataria Central”.
        Tive o prazer de, durante muitos anos, costurar para pessoas ilustres da minha terra como Dr. João Nunes, Sr. Antônio de Almeida, Dr. Arnaldo Maroja, Sr. João Fausto e muitas outras pessoas, juízes, advogados, noivos, políticos e comerciantes. Com essa profissão pude conhecer muita gente importante, pois eu só tinha 16 anos quando comecei a trabalhar.
        Hoje, aos 86 anos, sou uma pessoa muito agradecida a Deus por tudo que ele proporcionou na minha vida e só parei de trabalhar este ano por motivo de doença... Fiquei muito triste porque eu amava e amo minha profissão. Gostaria de continuar a trabalhar, mas não tenho condições; a única coisa que eu ainda posso fazer é contar a minha história.”


http://itabaianapbmemoria.blogspot.com/2011/03/gonzaga-alfaiate-um-artifice-da-moda.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário