quinta-feira, 10 de março de 2011

Gonzaga Alfaiate, um artífice da moda.

Considerada uma das profissões mais antigas do mundo, o alfaiate já existia na Antiguidade Clássica, quando vestiu, com sedas e linhos, drapeados e galões, reis, imperadores, filósofos e políticos.

Com o passar dos séculos, a alfaiataria tradicional foi sendo substituída pelas indústrias de roupas prontas, embora, nos dias de hoje, ainda resistam uns poucos artífices dessa profissão.

Em Itabaiana, um representante vivo dos alfaiates, porém aposentado, é o Sr. Luiz Gonzaga de Andrade. Aos 86 anos de idade, Gonzaga Alfaiate, como é conhecido, contou em 20/07/2010, sua história para a Memória Viva:

        “Em 1945 comecei a trabalhar na “Alfaiataria Princesa”, pertencente ao Sr. Umberto Paiva, conhecido como Beto Paiva, e fui aos poucos aprendendo a profissão de alfaiate. Permaneci trabalhando com ele durante 03 anos (de 1945 a 1947) e, por motivos particulares, ele foi morar em João Pessoa e eu passei a trabalhar com Zé Paiva na “Alfaiataria Paiva”, no período de 1947 a 1968, ano em que ele faleceu.
         Passadas algumas semanas, entre os meses de agosto a setembro, eu voltei a trabalhar para mim mesmo e resolvi abrir a minha própria alfaiataria que se chamava “Alfaiataria Central”.
        Tive o prazer de, durante muitos anos, costurar para pessoas ilustres da minha terra como Dr. João Nunes, Sr. Antônio de Almeida, Dr. Arnaldo Maroja, Sr. João Fausto e muitas outras pessoas, juízes, advogados, noivos, políticos e comerciantes. Com essa profissão pude conhecer muita gente importante, pois eu só tinha 16 anos quando comecei a trabalhar.
        Hoje, aos 86 anos, sou uma pessoa muito agradecida a Deus por tudo que ele proporcionou na minha vida e só parei de trabalhar este ano por motivo de doença... Fiquei muito triste porque eu amava e amo minha profissão. Gostaria de continuar a trabalhar, mas não tenho condições; a única coisa que eu ainda posso fazer é contar a minha história.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário