terça-feira, 2 de abril de 2024

 Ódila Maroja, a Madre Itabaienense


Alaíde Maroja nasceu em Alagamar (na época pertencente a Itabaiana-PB) no dia 21 de maio de 1907, filha do Dr. Odilon Maroja Ribeiro Coutinho e Maria Alexandrina de Araújo, foi levada pelo seu pai para o Recife onde estudou em regime interno na Academia Santa Gertrudes em Olinda-PE. Foi aluna do Conservatório de Música de Pernambuco, tendo feito os cursos de piano e violino. Aos 22 anos seguiu a vocação religiosa como Freira da Ordem das Beneditinas. Lecionou durante 14 anos na Faculdade de Santa Gertrudes. 

Em 1949 chegou ao Colégio Sant’Ana em Bom Jardim-PE. Em 1952 com seu dinamismo conseguiu a equiparação do Colégio com curso Primário e Ginasial para o Normal Plural e formação de professores, sendo a primeira turma formada por dezenove alunas. Professora polivalente dominava fluentemente a língua portuguesa, o francês e o alemão, além de ministrar aulas de Piano, Violino e Acordeon. Ainda em Belo Jardim, Fundou a Congregação das Religiosas Beneditinas da Virgem Maria.
 
Em 1980 foi transferida pela Ordem para Buíque, a partir daí não mais lecionou. Lá passou 22 anos e 05 meses dando sua colaboração na catequese. No dia 25 de abril de 2003 veio a falecer em Buíque-PE, local em que seu corpo foi velado durante a noite e no dia seguinte foi levado para Bom Jardim a seu pedido, onde foi sepultada com muita honra e dignidade sendo decretados três dias de luto. [1]

Madre Ódila é considerada uma das grandes Educadores de Pernambuco. Em sua homenagem existe:
Creche Irmã Ódila em Buíque – PE;
Rua Madre Ódila Maroja em Bom Jardim – PE;
Biblioteca Madre Ódila Maroja (na Escola de Referência em Ensino Médio Dr. Mota Silveira, em Bom Jardim-PE). [2]

[1] Adaptado do texto de Bruno Araújo - Pascom da Paróquia de Sant'Ana 
[2] Pesquisa com a colaboração do Frei Elizeu Félix Ofm

Nenhum comentário:

Postar um comentário