quarta-feira, 27 de junho de 2018

Desabafo


Eu confesso e reconheço que falo demais, critico demais, reclamo demais quando escrevo sobre Itabaiana, mas tenho visto que muitos amigos compartilham desse meu sentimento e isso me provoca cada vez mais falar.
Falo sobre a historia de Itabaiana, seu sitio histórico quase que totalmente destruído e muitos até irrecuperáveis, falo sobre situações corriqueiras da cidade e de pessoas, mas tudo do passado, por isso apelo aos poderes municipais que não mais permitam destruir, conservem os que restam e, que se ligam a historia do município.
Itabaiana é histórica, tem registros escritos, mas não tem mais os locais físicos para apresentar quando descrevemos passagens da sua historia, isso é triste, e dói.
Itabaiana é , e sempre foi um Município cultural , não exagero quando digo que itabaianense tem talento, o que faltou, falta e precisa não mais faltar é incentivo com condições de despertar e resgatar no povo o interesse na exploração da cultura .
Tenho amigo, artista nato, foi gestou de itabaiana, mas justamente esse amigo foi um dos que mais afundou a cultura na cidade cedendo espaço do patrimônio do município que não poderia ter sido cedido, ouço muita gente dizer que foi um grande gestou para o povo, mas o preço foi muito alto para historia e para o sitio histórico do Município.
Esse desabafo é para dizer duas coisas:

1ª Vi uma proposta do amigo Sander Lee que se promova um evento em Itabaiana para que seus artistas, escritores, poetas, professores e a quem se interessar participar unam-se nunca grande bancada e apresentarem aos itabaianenses e, principalmente a sua juventude o valor da historia de sua cidade natal e, eu ainda acrescentaria como proposta que uma coletânea desse material gerasse, digamos , um livro onde fique registrado a historia de Itabaiana de seus personagens para gerações futuras como hoje lemos nas obras de Sabiniano Maia, José Lins do Regos, Arnaud Costa e tantos outros.
2ª Quero falar de Pilar, Itabaiana já foi Pilar, com certeza tudo que falo sobre cultura foi herdado de Pilar, fiquei encantado com o que vi na Semana Cultural José Lins do Rego, como foi bonito ver a preservação do seu sitio histórico por onde transitou a historia do Município, suas praças floridas e arborizadas, ver as apresentações da população em praça publica e as homenagens prestada aos pilarenses , parabéns Pilar, parabéns Antonio Costa, parabéns ao Prefeito. No próximo evento farei esforço para ver ao vivo.
Finalizo dizendo, Mãe e Filha têm que serem famosas e lindas sempre.
Vamos em frente.
Lando Araujo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário