quinta-feira, 24 de maio de 2018

Associação Cultura Memória Viva - Memorial Itabaianense festeja datas comemorativas de maio.

Candeeiros ou lamparinas das feiras de mangaio. Foto Margaret Bandeira.

Visita do Mestre Sivuca a Itabaiana nos anos de 1970, sendo entrevistado por Teresa Queiroga e Margaret Bandeira em jantar na residência de Zuquinha Tavares. Foto Wilson.


 A Associação Cultural Memória Viva – Memorial Itabaianense  comemora, em 26 de maio, os 127 anos de emancipação política da cidade e aniversário de nascimento do maestro, compositor, instrumentista e arranjador itabaianense Severino Dias de Oliveira “Sivuca”.

 Inspirada na mais gravada e admirada de suas canções, “Feira de Mangaio”, composta em parceria com Glorinha Gadelha, a Memória Viva realizará exposição alegre e popular dos produtos artesanais encontrados nessas feiras nordestinas.

 O local do evento será o Café Sivuca na Praça Epitácio Pessoa, nos dias 25 e 26 deste mês, a partir das 18 horas.

A Memória Viva registra, com orgulho, os 194 anos hoje, da Batalha do Riacho das Pedras, em Itabaiana (PB),  que ocorreu em 24 de maio de 1824, disputa entre separatistas e republicanos – Confederação do Equador -, estes últimos insatisfeitos com Dom Pedro I e desejosos de implantar uma república confederativa.

Parabéns Itabaiana, terra de tantos talentosos músicos, artistas plásticos, poetas, escritores e artesãos. Parabéns Itabaiana, de tanta história.


Nenhum comentário:

Postar um comentário