quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Um inesquecível fotógrafo itabaianense.

Hoje, 19 de agosto, é o dia do fotógrafo e, mais uma vez, volto a relembrar um fotógrafo que tirou minhas primeiras fotografias.

Esse fotógrafo é um marco na história de Itabaiana. Refiro-me ao Sr. Wilson que dedicou toda sua vida à fotografia. Quem de nós itabaianenses não foi por ele fotografado, quer fosse nas fotos 3 X 4 que sempre precisávamos para o colégio, para as emissões de documentos e até mesmo para andar com elas na carteira para dar as namoradas.

Parece que estou vendo, em todos os eventos lá estava Sr. Wilson sempre vestido de branco com a máquina fotográfica pendurada no ombro e com aquele caminhar balançando, sempre brincando com todos que por ele passava.

Quando fotografando era muito exigente em manter os fotografados na pose perfeita e no ângulo certo para o flash, ia e voltava várias vezes para arrumar o fotografado e, em fotos de grupos, a preocupação era muito maior.

Muitas das fotos das décadas de 50 a 80 de todos os eventos de Itabaiana foram por ele clicadas.

Lembro que muitos de nós gostávamos de tirar fotos individuais no studio dele.  Recordo que na época existia uma mania de se tirar foto esticando o pescoço de lado, eu até cheguei a tirar e hoje quando vejo vem um pouco de riso.

Sr. Wilson mantinha na parede externa do studio, que ficava no interior da casa de Neo Ananias, um painel de fotos que batia em eventos ou as individuais das pessoas e colocava para que todos que passassem admirasse.

A ansiedade para vermos essas fotos era grande e elas demoravam um pouco a serem postas, porque na época as revelações eram artesanais.

Sr. Wilson onde estiveres te parabenizo e rogo a Deus a Paz em teu descanso eterno.


Lando Araujo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário