segunda-feira, 6 de março de 2017

Adeus à mestra Dona Nini




“Foi assim minha vida. Cumpri meu dever, graças a Deus; por amor a Ele, por amor ao Brasil, por amor a Itabaiana e por amor à minha terrinha que ficou lá.” Assim encerrou, a professora Severina Paes de Araújo “Dona Nini”, falecida nesta data, a entrevista concedida à Associação Cultural Memória Viva, em 05.08.2010.

Sim. Dona Nini desempenhou o magistério de forma impecável. Íntegra, inteligente e capaz lecionou, muito bem fundamentada, várias disciplinas. E por isso estão hoje os seus ex-alunos, unanimemente, tecendo elogios póstumos àquela que foi, num tempo de respeito e obediência ao mestre, um forte alicerce  em seus aprendizados.

Dona Nini começou sua carreira em Itabaiana – Paraíba, no Colégio Padre Ibiapina. A seguir, foi professora e diretora no Grupo Escolar Professor Maciel, professora de Desenho, Geografia, Psicologia e Fundamentos da Educação no Colégio Nossa Senhora da Conceição, Geografia e Desenho no Colégio Dom Bosco, professora e diretora do Colégio São José, e encerrou sua vida profissional  no Colégio Estadual Antonio Santiago, onde foi docente e ocupou os cargos de vice-diretora e diretora.

À grande mestra, a admiração da Associação Cultural Memória Viva – Memorial Itabaianense pela sua brilhante carreira e pelos frutos perenes do conhecimento que deixou em Itabaiana.

Um comentário:

  1. Grande Mestra, que marcou positivamente sua passagem como docente, numa época em que se valorizavam a educação e o ensino. Estive em Itabaiana em fins de 2012 e fiz questão de visitá-la em sua casa nas proximidades da rodoviária. Após uma rápida prosa rememorando fragmentos de lembranças em que era seu aluno no antigo GEI, tirei uma foto dela já um pouco cansada. Ficou esta lembrança da minha mestra de Geografia que, com ela tinha, na ponta da língua, todos os acidentes geográficos do litoral brasileiro, do oiapoque ao chuí. Fica com Deus Amada Mestra.

    ResponderExcluir