quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Centenário de José Bandeira Júnior

Hoje, 12 de novembro de 2015, José Bandeira Júnior completaria 100 anos de idade. Para esse pai sereno, afetuoso e amigo, deixo aqui a minha homenagem saudosa.



Homenagem dos funcionários da Prefeitura Municipal de Itabaiana pelos 61 anos de José Bandeira, então prefeito da cidade em 1976.


José Bandeira Júnior. Uma vida simples dedicada a Itabaiana.



Órfão desde os 3 anos de idade, quando sua mãe Elisa Élia Dantas Bandeira de Albuquerque faleceu de parto, teve uma infância difícil, ainda mais quando o seu pai José Bandeira de Albuquerque, comerciante na Rua 13 de maio, teve toda a sua casa comercial levada pela cheia do Rio Paraíba na madrugada de 27.03.1924. Ele tinha 9 anos de idade.

Oficial do Registro Civil durante 35 anos, fez do cartório um lugar de fazer amigos, tenham sido eles políticos, juízes, promotores, militares e o homem mais simples. E, lá, foi incansável em fazer o bem, em prestar serviços aos mais carentes sem lhes cobrar um centavo sequer.  

Com as qualidades de homem de bons sentimentos, honestidade, simplicidade e desprendimento,  destacou-se pelo seu trabalho em organizações sem fins lucrativos, desde as recreativas, às beneficentes.

Incentivou, durante dezenas de anos o futebol itabaianense através do seu time favorito, o União Sport Club, e cuidou, com muito carinho, do Estádio Severino Paulino, doado ao União pelo amigo Severino Paulino. Com ele juntavam-se os desportistas João Cavalcanti, João Dias, José Batista, Arnaud Costa e os atletas Índio e Dolfo. Ligada ao time mais querido  estava a Escola Imperadores do Samba, da qual participou ajudando a abrilhantar durante muito tempo os velhos e bons carnavais de rua.

Deixou sua contribuição como presidente e tesoureiro, em diversas anos, da Festa da Padroeira, que angariava fundos destinados à Igreja Matriz, nos áureos tempos das festas de rua.

Na década de 40, integrou, com Yvon Benício Rabelo, Almir da Silva Fonseca, Juiz Onesipo Aurélio de Novais, Letícia Fonseca e outros  cidadãos, a comissão organizadora e fiscalizadora dos trabalhos de construção do Colégio Nossa Senhora da Conceição, que veio a ser inaugurado em 1952, obra que era o sonho das famílias itabaianenses.

Pela mesma época, participou, em várias gestões, da Diretoria da Casa dos Velhos, ao lado do Deputado João Carneiro de Freitas, o maior incentivador daquela Casa, João Dias, Everaldo de Morais Pimentel, Luiz Tavares da Costa, Daciano Alves de Lima, José Dias Pacheco, Pedro Sérvulo da Fonseca, José Nunes Machado, instituição que serviu durante décadas,  de abrigo aos idosos carentes da cidade e região, em imóvel doado pelo benemérito Severino Paulino para aquele fim.

Apesar de não ser político, atendeu ao convite do seu amigo e médico da família, Dr.Antonio Batista Santiago, candidatando-se a vice-prefeito na campanha vencedora para a  Prefeitura Municipal em 1972. Impedido, por doença e morte, de concluir sua administração, Dr. Santiago foi substituído por Zequinha Bandeira, que governou a cidade durante três meses, justo com os funcionários e sério em suas atribuições.

Ainda nesses anos de dedicação à cidade em que nasceu, dirigiu, ao lado de Antonio Batista Santiago, Pedro Sérvulo da Fonseca, Nicodemos Bezerra de Moura, Almir da Silva Fonseca e Israel Elídio de Carvalho, outros nomes honestos de benfeitores da cidade, a Sociedade Mantenedora do Hospital São Vicente de Paulo, sem fins lucrativos, e que administrava, dignamente, o Hospital São Vicente de Paulo.

Assim foi toda a sua vida de homem simples, trabalhador  e digno: uma luta incansável pelo bem estar do  povo de sua terra.


Margaret Ligia Santiago Bandeira



Nenhum comentário:

Postar um comentário