sábado, 24 de maio de 2014

Hoje 24 de Maio, 100 anos do coreto de Itabaiana.













Em 1914 Itabaiana recebe o seu Jardim e o seu Coreto, importado diretamente da Inglaterra, pela prefeitura. Ainda hoje, lá está a seguinte placa, encravada nas suas paredes de contorno:

"Na administração do Prefeito Cel. Manoel Pereira Borges. Começado em Novembro de 1913 - inaugurado 24 de maio de 1914."

Na base de uma de suas colunas de ferro acham-se gravados os seguintes dizeres:
"Pereira da Silva & Cia - 38 St Naay AT Hill - London E.C"

Festança de alto coturno, a maior, diziam os de lá, nas três primeiras décadas do século. Da capital chegaram em trem especial a Escola de Aprendizes de Marinheiro, famílias e autoridades. Descendo da composição férrea os Drs Rodrigues de Carvalho, José Américo de Almeida e Alfeu Domingos, representando o Presidente do Estado. 

Recebeu-os o "Comitê de Recepção": Nô borges, prefeito; Dr. Manoel Paiva, promotor; Padre Filete, o vigário; Dr José Jurema, advogado; Prof Maciel, do INSC; e Heráclito, o chefe político.

Na Praça houve a inauguração dos melhoramentos: jardim e coreto. Primeiro a missa campal, com o altar armado no coreto, seguindo-se plantio de árvore, discursos e recitativos. Presentes a banda de música, o povo e escolares, formando estes legiões: trezentos, quatrocentos, talvez. 

Deslocados todos a Rua Mons. Walfredo Leal, ali assistiram evoluções de ginásticas pelos aprendizes de marinheiros, comandados pelo capitão tenente Durval Guimarães.

Encerrando as solenidades da manhã, a Prefeitura banqueteou os convidados e autoridades, sendo nessa ocasião prestada homenagem a Francisco Resende de Melo, o ex-prefeito que plantou a primeira árvore em Itabaiana, no ano de 1905.

A tarde, no Conselho Municipal, falaram o dr. Barreto Campelo, advogado recifense, ali residindo temporariamente e o dr. José Américo de Almeida, então procurador Geral do Estado, que leu a conferência sobre "A Arvore".

A noite, na praça recém urbanizada travaram-se as batalhas de confeti e lança-perfume, acompanhadas pela retreta.

A tudo, a toda essa festança, assisti nos meu dez anos feitos, formando nas fileiras do Instituto N. S. do Carmo, garbosamente postado ao lado do coreto.

Sabiniano Maia, Itabaiana - Sua História - Suas Memórias - 1500 - 1976.

Nenhum comentário:

Postar um comentário