sábado, 12 de outubro de 2013

Teatro de Bonecos em Itabaiana


 O projeto “Benedito e João Redondo pelas Ruas da Cidade” é realizado pela Cia Boca de Cena, criada em 1996, com o objetivo principal de difundir a arte de bonecos na Paraíba através de espetáculos pelas ruas das cidades. Por meio do grupo é desenvolvido um diálogo cultural entre tradições e contemporaneidade, onde conhecimentos tradicionais de mestres da cultura popular e novas técnicas do teatro de bonecos se misturam, proporcionando um show de tecnologia, cultura e irreverência.

 Esse projeto está de volta, levando belos espetáculos gratuitos pelas ruas das cidades e em Itabaiana numa parceria do Governo do Estado, Prefeitura Municipal e Secretaria de Cultura por meio do Secretário Luciano Marinho o espetáculo estará sendo exibido nos dias 23 e 24 de novembro na Praça Epitácio Pessoa as 19h00min horas um espetáculo para todos os gostos e idades resgatando a cultura popular e o lirismo.


 Socorro Almeida/ASCOM – Prefeitura Municipal de Itabaiana

Um comentário:

  1. A arte popular é uma das maiores riqueza de um povo e, quando essa arte resiste a todos os obstáculos criado pelo tempo moderno torna-se fantástica, é o caso do teatro de marionete , mamulengo ou fantoche, mas que na minha infância eu chamava de “ babau” .
    Vivemos hoje uma época onde tudo é eletrônico, pouco se cria muito mais se copia, mas esse tipo de teatro infantil continua existindo e encantando a criançada, embora bastante sofisticado e caricaturado. Quando criança morava na rua da boca da mata, o portão do quintal de casa ficava de frente ao alto professor Mendonça. Neste alto era instalada a difusora Nazaré em uma pequena barraca, bem no inicio de sua difusão radiofônica e, ainda nós a chamávamos de radio de João do Bode. Era justamente a difusora que patrocinava semanalmente o “ babau” para a garotada. Imaginem os sorrisos ingênuos da criançada numa época em que nada existia de eletrônico, a não ser o radio, mesmo assim privilegio de poucos.
    Recentemente li uma matéria sobre Sr. Chico do doce, o grande mestre desse tipo de arte, que com amor e sem pretensão financeira tanto contribuiu para o social da cidade , sem talvez, até mensurar a grandeza do seu ato numa época tão carente de cultura.
    Só me resta parabenizar o projeto Boca de Sena, o amigo Luciano Marinho e equipe por essa iniciativa, e que se amplie cada vez mais
    A juventude precisa ocupar sua mente com a cultura, e é na infância que devemos influenciar a arte no seu cotidiano.
    PARABENS.
    Orlando Araujo.

    ResponderExcluir