quarta-feira, 10 de julho de 2013

Itabaiana realiza primeiro casamento gay da Paraíba.

O escrivão André Polari entrega a certidão de casamento aos nubentes.
      Foto:  Genilson Medeiros.


Nesta terça-feira, 09 de julho, no Forum de Itabaiana – Paraíba, foi realizado o primeiro casamento homoafetivo da Paraíba.
Disseram o “sim”, diante do  Dr. Henrique Jorge Jácome de Figueiredo, Juiz da 2ª Vara da Comarca de Itabaiana,  os funcionários públicos Roberto Cezar Maia de Souza e David José Caju.
A  concretização do casamento homoafetivo tem como base decisão do STF,  através  do recurso especial nº 1.183.878 e  Provimento CGJ - 06/2013, da Corregedoria Geral da Justiça da Paraíba, 13º Estado brasileiro a aprovar essa cerimônia.
Os pedidos de habilitação para casamentos de pessoas do mesmo sexo são recebidos pelos Cartórios do Registro de Civil, tal qual se faz para o matrimônio tradicional.
Apesar de a decisão judicial ter suscitado enorme polêmica, notadamente entre o clérigo, isso não é um fato novo pois, já na Roma antiga, o imperador Nero juntou-se em cerimônia de casamento ao jovem Pitágoras.



Um comentário:

  1. Interessante matéria, mas só por correção, depois do provimento 006/2013 da Corregedoria Geral de Justiça do TJPB e resolução 175 do Conselho Nacional de Justiça houveram casamentos homoafetivos na Paraíba antes deste que foi noticiado. Em João Pessoa no Cartório Azevedo Bastos no dia 06/06/2013 casaram-se 03 casais homoafetivos. No dia 27/06/2013 tambem neste cartorio, 01 casal homoafetivo casou. Ou seja este casamento anunciado não foi o primeiro.

    ResponderExcluir