segunda-feira, 18 de março de 2013

2º Curso de Renda de Bilros.

Trabalhos de rendeiras.


Luciano Marinho abrindo o evento.
Foi aberto hoje, 18 de março, no Café Cultural Mestre Sivuca, o 2º Curso de Renda de Bilros, uma realização da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Itabaiana e da Associação Cultural Memória Viva. 

O evento contou com as presenças de Luciano Marinho, Secretário de Cultura de Itabaiana - Paraíba,   Clévia Paz, Articuladora Cultural da 12ª Região e Margaret Bandeira, Diretora da Memória Viva. 


Essa segunda turma  foi organizada para atender ao desejo de um grupo de senhoras da cidade e da região, que não tiveram a oportunidade de
 frequentar o primeiro curso.
Clévia Paz saudando os participantes.


A aula inaugural contou com as presenças da sra. Dalvaci Gomes, assistente social, aluna da primeira turma e, hoje, pesquisadora desse trabalho artesanal, e da sra. Gláucia Lima, da UFPb, mestre em sociologia, que fez exposição da história e desenvolvimento da renda de bilro.

A sra. Dalvaci Gomes falando aos alunos.

A renda de bilros ou renda de almofada nasceu na França, desenvolveu-se na Itália, e chegou ao Brasil através da colonização de Portugal, onde já existia desde o século XV.

No Vale do Paraíba a cidade de Salgado de São Félix teve o seu apogeu na confecção da renda de bilros nas décadas de 40 e 50, quando foi a maior produtora da região, exportando para outros estados do nordeste através do comerciante Sr. José Trajano. Itabaiana teve uma participação menor na produção da renda naquelas décadas e, até hoje, essa arte estava totalmente extinta.

  

Professora  Gláucia Lima  expondo sua pesquisa.
Rendeira de Barra das Antas - Sapé (PB).

2 comentários:

  1. É uma pena não ter como entra em contato com essa associação, já passei email, e ninguém respondeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. passamos um tempo sem acesso ao e-mail pois o mesmo foi hackeado. Porém, já estamos com acesso normalmente, pode entrar em contato: mv.itabaiana.pb@gmail.com

      Excluir