sexta-feira, 1 de junho de 2012

Coroação de Nossa Senhora. Cultura e Fé.

                                                  Anjinhos aguardam o momento da Coroação


                                                                       Altar-mor


                                                                      A Coroação


                                                                                Fiéis





Em 31 de maio, nossa centenária Matriz de Nossa Senhora da Conceição  esteve em festa. Parte da tradição da Igreja Católica e da Paróquia de Itabaiana, Paraíba, a Coroação de Nossa Senhora foi realizada com grande brilho.

A Igreja repleta de jovens, idosos e crianças, mostrou a fé que ainda alimenta os corações das pessoas, algumas visivelmente emocionadas com a jubilosa cerimônia.

Crianças vestidas de anjos nas cores azul e rosa, jogavam pétalas de flores sobre Nossa Senhora, enquanto, com suas delicadas vozes, cantavam o  Hino da Coroação, que remonta ao século XIX:

“Recebe também, Maria,
Esse punhado de flores
Que te ofertamos, Mãe Pia,
Rendendo nossos louvores”

Lembranças vieram das antigas e tradicionais noites marianas e seus noitários: Colégio N. Sra. da Conceição e Colégio Estadual com suas Bandas Marciais. Congregações das Filhas de Maria, Zeladoras, Franciscanos e Vicentinos. Noites dos comerciantes, dos bancários e dos operários. Do Curtume Santo Antonio e da Saboaria Itabaianense.Da Prefeitura Municipal e da Câmara dos Vereadores. Cada um se esmerava para ter a mais linda noite, a mais significativa homenagem a Maria, enquanto enchia a Matriz de flores e de todas as luzes.


A Coroação de Nossa Senhora, na última noite do mês dedicado a Maria, representou um momento cultural, entre poucos, da tradição histórica de Itabaiana, que ainda é vivido e comemorado.
        



2 comentários:

  1. Muito bom ver que essa tradição continua ativa e tão bela quanto no passado.
    Quando criança participei muito desses festejos, gostava de acompanhar o desfile dos noitarios até a Igreja, ver os anjinhos que eram o abre ala, seguido do noitario e da Banda de Musica que tocava cânticos religiosos em som instrumental.
    No dia 31 de maio, a cerimônia é muito emocionante, dia da coroação de Nossa Senhora da Conceição. Na época os fieis cantavam junto com os anjinhos e quando todos em alta voz dizia , " Recebe também Maria, esse punhado de flores" pétalas de rosas subiam e desciam por todo interior da Igreja como chuva de flores".
    Algumas noites no final da cerimônia e em frente a Igreja , o noitario ainda patrocinava show pirotécnico de fogos de artifícios e balões,
    Velhos tempos, lindas noites
    Parabéns pela preservação.
    Orlando Araujo

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é ANDREA estou a procura de JOSEFA SALUSTIANA DA CONCEIÇÃO, sou neta dela perdemos o contato a muitos anos, sou filha de CICERA MARIA DA CRUZ; por favor caso alguém a conheça entre em contato conosco.
    andrea_maria_araujo@hotmail.com

    ResponderExcluir