quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Adeus Villa Marietta!




Há dias que estava para escrever sobre isto, mas estava meio sem palavras. Talvez devido à tristeza que me envolveu. Quando fiz a primeira foto acima, e vi que estavam reformando a casa, perguntei a um senhor que se encontrava em suas dependências, se a fachada ia ser preservada, ao que ele respondeu afirmativamente. Fiquei mais tranqüila.

E eis aí o que aconteceu. As marretas vibraram com toda a força do humano destruidor e fizeram desaparecer, em poucas horas, não apenas a fachada de uma construção no estilo de 1915, mas a representação simbólica do que foi a educação em Itabaiana durante 65 anos.

Ambientes em que ainda ecoava a voz da grande mestra Marieta Medeiros caíram ao chão. Salas em que se eternizaram as aulas de Pedro Souto, Luzia Dantas, Nícia Paiva, Almira Melo, Nini Paes e tantos outros professores, se desmancharam em escombros. Jardins e calçadas onde recrearam Abelardo Jurema, Jurandi Barroso, José Silveira, Mário Silveira, Damião Ramos Cavalcanti e inúmeros itabaianenses, se esvaíram em instantes.

Só as lembranças do que representou o memorável Colégio São José para cada um dos itabaianenses, elas não morrerão. Como também não perecerão os sábios ensinamentos que ficaram nas mentes de cada aluno e aluna que por lá  passaram. Isso ninguém poderá destruir.


Margaret Santiago Bandeira

Um comentário: