segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Licenças sob suspeita no Rio Paraíba


Retirada de areia do manancial por empresas estaria excedendo o acordado e provocando o desassoreamento.


Os processos de licença ambiental que autorizam empresas a retirar areia do Rio Paraíba nos municípios de Itabaiana e Salgado de São Félix, emitidos pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), serão analisados pelo Governo do Estado. Indícios de crime ambiental foram constatados nas duas cidades.

Segundo o secretário-chefe do Governo, Walter Aguiar, uma visita inicial aos locais, realizada na última sexta-feira, indicou que está havendo a retirada abusiva de areia do Rio Paraíba o que estaria provocando a desassoreamento do manancial. Populares que costumam presenciar a cena ficaram indignados com o crime e denunciaram a prática aos órgãos competentes.

"É muito ruim o que está ocorrendo no rio Paraíba. Essa retirada indiscriminada de areia é uma facada no coração de um rio", comentou Walter Aguiar. Ele acrescentou que já existem denúncias sobre o fato em poder do Ministério Público em Itabaiana e também junto ao órgãos do Governo do Estado.

Walter Aguiar relatou que a empresa que realiza a exploração no Rio Paraíba possui uma licença da Sudema e do Departamento Nacional de Mineração (DNM), válida por seis meses que autoriza a realização de "pesquisa da areia". "Contudo, não é isso o que está ocorrendo. Eu cheguei lá e tinham em torno de 10 caçambas que são levadas diariamente para Recife", acrescentou. A superintendente da Sudema, Rossana Honorato, foi informada dos problemas e vai verificar a situação no local para tomar as medidas cabíveis.

Fonte: O Norte, 31.01.2011



Foto Memória Viva
Foto  Memória Viva

Nenhum comentário:

Postar um comentário