sábado, 29 de março de 2025

Otoniel Marinho dos Santos

     Otoniel Marinho dos Santos nasceu na cidade de Timbaúba em 30 de março de 1930. Em 1942, aos doze anos de idade, foi morar com sua família na cidade de Itabaiana, na rua conhecida como “Boca da Mata”. Anos depois, com quinze anos arranjou seu primeiro trabalho num armarinho pertencente ao comerciante Antônio de Almeida, foi ajudante de vidraçaria. Neste trabalho ficou por muitos anos até o estabelecimento por razões financeiras fechar e Otoniel   decidir abrir seu próprio comércio, usando a experiência já possuía.  No final dos anos 50, Otoniel abre a “Casa Marinho”, um armarinho diversificado e também vidraçaria, localizado na rua central de Itabaiana, bem próximo do Cine Ideal; o cinema da cidade.


 Em 1962   Otoniel que já era comerciante conhecido em Itabaiana, casou-se com Maria Antônia, conhecida como “Tonha” natural do distrito de Dois Riacho na época ainda pertencente a Itabaiana. Sua família foi se formando e o casal constituiu sete filhos; sendo quatro mulheres e três homens.  

 


Além de comerciante Marinho era muito atuante na sociedade com trabalhos filantrópicos. Sua atuação iniciou-se na Associação beneficente  dos Trabalhadores de Itabaiana, onde, como presidente, liderou a construção da sede da instituição. que funcionava em um prédio locado na rua 13 de maio, Posteriormente para manter a entidade criou com os associados a Festa da Primavera, um evento popular realizado todos os anos no mês de novembro que durava dias  e  toda a arrecadação  era destinada a  manutenção da  referida associação.


 Prédio da sede dos Trabalhadores atualmente funciona uma igreja


Posse como presidente da sede dos trabalhadores

Atendendo um convite do prefeito e médico da cidade Dr. Antônio Batista Santiago Marinho passou a ser membro da Sociedade Beneficente São Vicente de Paulo, o único hospital de Itabaiana que atendia toda cidade e região. Na época também se integrou a Ordem Vicentina, um movimento de caridade, formado por homens da Igreja Católica, que praticavam ações beneficentes de forma anônima. 




 

Na política, sendo muito amigo de Antônio Batista Santiago, chefe político local, foi incentivado a se candidatar a vereador da cidade  nas eleições de 1976, onde obteve êxito e foi eleito  e depois reeleito por mais quatro anos até 1988.  Foram doze anos dedicados ao legislativo, contribuindo com o desenvolvimento de Itabaiana. 




Sua trajetória foi marcada pelo compromisso com a família o trabalho, a solidariedade e a dedicação ao bem-estar dos trabalhadores e da população de Itabaiana.





terça-feira, 11 de março de 2025

Adeus a Babá

 A morte faz parte da vida, mas é um início de uma outra para os crédulos, quando ela acontece bate fundo a tristeza em nós que aqui ficamos.

Meu amigo Babá partiu
Um querido amigo
Que com ele carregava
O bem a todos,
Muitas vezes prejudicial a si próprio
Quando do seu envolvimento na política.
Sempre fomos amigos em todas as fases dessa vida
E iremos continuar sendo em vida de planos diferentes
Porque quem parte deixa saudade
E quem fica,
Carrega consigo a esperança
Do reencontro.
Segue em paz amigo Babá
Em teu caminho de luz
Jamais esquecerei
Teu sorriso franco e sincero
Tua alegria cotidiana
E tua vontade de sempre ajudar
Sem olhar a quem.
Deus te receberá de braços abertos.
Comigo fica a tristeza
De tua ausência.
Teu sempre amigo
Lando Araujo.
Credito da foto > Rafael Carvalho


Morre Sebastião Tavares de Oliveira( Babá )



Com profundo respeito e gratidão, hoje prestamos nossa homenagem a Sebastião Tavares de Oliveira (Babá) Ex-Prefeito de Itabaiana, um líder incansável que dedicou sua vida ao progresso de nossa cidade e ao bem-estar de nossa gente.


Seu compromisso, sua visão e sua capacidade de transformar desafios em oportunidades fizeram dele um gestor admirado. Durante seu tempo à frente da prefeitura, sempre com um olhar atento às necessidades da população conhecido como 0 prefeito do centenário comemorado durante 30 dias de festa. 


Mas mais do que suas obras, foi seu amor por nossa terra que marcaram para sempre a história de nossa comunidade. Seu legado permanecerá vivo nos corações de todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo e trabalhar ao seu lado.


Que sua memória nos inspire a continuar trilhando os caminhos do desenvolvimento, da justiça e da solidariedade, valores que sempre nortearam sua trajetória.


Nossos sentimentos à família, aos amigos e a todos que compartilham dessa perda. Que Deus o receba em sua glória e conforte aqueles que hoje choram sua partida.


Obrigado, Babá, por tudo o que fez por nós. Sua história jamais será esquecida.