Neste dia 24 de abril será o aniversário de 94 anos de inauguração do Grupo Escolar Padre Ibiapina de Itabaiana, criado pelo Decreto nº 892, de 29.01.1918, do governador Francisco Camillo de Holanda.
Em seu livro Itabaiana-Sua Hisrória-Suas Memórias – 1500-1975, o escritor Sabianiano Maia descreve:
“A sua inauguração ocorreu a 24 de abril de 1918, passando a funcionar com três cadeiras: a masculina, sob a regência de José Soares de Mendonça, auxiliado por Melchiades Montenegro; a feminina, dirigida por Severina Lins de Almeida, coadjuvada por Judith da Cunha Carvalho Paiva e a mista, por Carmem Holmes. O educandário foi dirigido primeiramente pelo ser professor José Soares de Mendonça – 28 de abril de 1918 – 19 de novembro de 1920; como segunda diretora teve Carmem Holmes – 21 de novembro de 1920 – 21 de maio de 1930, e teve como terceira dirigente, a professora Eulina de Gouveia Henriques Malheiros. (...) O Grupo Escolar Pe. Ibiapina tem uma alta significação para Itabaiana, por ter sido o primeiro a ser criado, construído e instalado em todo o interior do Estado da Paraiba.”
O Grupo Escolar Padre Ibiapina, que funcionou por longo tempo no atual Colégio Dom Bosco, foi a primeira instituição em que lecionou a respeitada professora Severina Paes de Araújo, “Dona Nini”, nomeada, em 1948, pelo então Secretário de Educação, Dom Carlos Coelho.
O Padre José Antonio de Maria Ibiapina nasceu em Sobral, no Ceará, em 1806. Depois de se formar em Direito e ter sido Juiz e Deputado Federal, se ordena padre e passa a se dedicar exclusivamente à Igreja. Exerceu uma importante carreira missionária e por isso é considerado “o maior missionário do Nordeste”. Morreu em 1883, aos 77 anos de idade.
Que legal ver aqui um pouco da história do meu bisavô José Soares de Mendonça. Parabéns pelo blog!
ResponderExcluirMarisa Mendonça - Recife/PE