Galeria 3 X 4


Antes do advento da fotografia digital com todos os seus recursos de lentes, cores, luzes, tirar uma fotografia 3x4 pedia todo um preparo da pessoa a ser fotografada e do profissional. Era tudo muito simples e, ao mesmo tempo, mais complicado do que hoje. Um enorme flash, um pano pendurado na parede servindo de fundo, um pente do fotógrafo para o cliente arrumar os cabelos e um paletó amassado para completar a elegância. Cadê o photoshop para limpar as imperfeições? A imagem resultava "nua e crua”, salvo alguns retoques simples, até mesmo com um lápis grafite. Eram fotos em preto e branco para a escola, carteira de reservista, título de eleitor ou oferecer ao namorado ou namorada.

Em Itabaiana muitos profissionais da fotografia, também chamados de retratistas, prestaram esse serviço na feira e em seus estúdios: J. Bandeira, José Juvino, Antonio Juvino, Wilson (Foto Wilson), Heráclito (Foto Morais), Belmar, Ivo Severo (Foto Nazaré). 

E assim foram retratados os itabaianenses através dos tempos:


1. A jovem Mocinha Lopes, promotora de muitas festas na Sede dos Trabalhadores e atual madrinha do Bloco Zé Pereira. 2. Luiz Tavares, por muitos anos  Chefe dos Correios. 3. Francisco Almeida, estudante, militante de movimentos de reação ao Golpe de 64. 4. Adonias Cabral, comerciante, reunia amigos em sua mercearia para um animado bate-papo e sessões de jogos de dama e dominó. 5. Chico do Doce, que vendia o melhor doce americano da cidade e mestre do pastoril e do babau. 6. Zequinha Bandeira em foto de 1933 do seu Certificado de Reservista do Tiro de Guerra de Itabaiana.




1. Em 1947, o belo jovem Inácio Lopes, pai de Telma, Tânia, Temilson e Neguinho. 2. Heráclito Morais, fotógrafo, pai de Morais, Walter, Glauco e Gláucia.  3. Fernando Cabral, rádiotécnico, radioamador, político. 4. O estudante Temilson Lopes. 5. Wild Meira,  guarda-fiscal.  6. Emília, esposa do Sr. Antonio Petronilo Cavalcanti.





Estudantes do 5º Ano Normal do Colégio da Conceição em 1964: Luiza Lira, Margaret  Bandeira, Célia Albuquerque, Biiza Duré, Edna Paiva e Lourdes Almeida.




 1. Celeste Pessoa , à época estudante do Colégio Estadual. Atriz, humorista, pandeirista, cuiqueira. 2. Dona Nini Paes em 1955, então diretora do Grupo Escolar Camilo de Holanda, depois denominado Professor Maciel. 3. Rivaldinho Bandeira aos 15 anos. 4. João Carneiro de Freitas, eleito deputado estadual em 1950 com  2.513 votos, sendo 2.178 de eleitores de Itabaiana; um dos fundadores da Casa dos Velhos. 5. Chico Davino, proprietário do Cine Ideal. 6. Eutália Bandeira, então professora de Educação Física do Colégio Estadual.




1. João Cavalcanti. Desportista atuante, dirigiu o União Sport Club e fundou a Associação Atlética TIc-Tac.  2. Fábio Mozart em sua época de estudante, já militante do movimento teatral.  3. Luiz Santiago “Totô”.  Jogador do Náutico do Recife na década de 40. 4. André Polari,  estudante do  Colégio João Machado. 5. Elisabeth Bandeira em foto para o título eleitoral. 6. Betinha Rocha quando estudante do Colégio N.S. da Conceição, em pose para sua carteira estudantil. 


Um comentário:

  1. Sou itabaianense e moro em João Pessoa há mais de 60 anos, porém não esqueço a terra em que nasci. Gostaria de associar-me a essa organização cultural, porém, não sei como faze-lo. Poderiam me dar alguma resposta? Como sugestão, acho que deveria ter uma seção onde fossem citadas os ittabaianenses que mais se destacaram na política, medicina, advocacia, carreira militar, etc. Exemplo: Abelardo de Araújo Jurema, que foi Prefeito da cidade, Senador da República e Ministro de Estado.

    ResponderExcluir