quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Romero Cavalcanti, um artista itabaianense.




Presente no evento Setembro Fotográfico que se realiza em João Pessoa, de 24 a 30 de setembro, encontra-se o ilustrador e artista plástico itabaianense Romero Cavalcanti. Romero está participando com sua exposição “Ex-Fotos”  e ministrando a oficina “Recorte da Imagem a partir da Fotografia.”

Inovador, Romero trabalha com facas e estiletes recortando fotografias, que dão, ao trabalho, a impressão de colagens comuns mas que, diferentemente delas, em que são adicionados pedaços para a formação de novas figuras,  no seu caso, ele usa a subtração.

Tido como um dos melhores ilustradores do país, no seu trabalho encontra-se também a criação de cartazes para teatro, muitos deles fazendo parte, hoje, do acervo da  Biblioteca do Congresso em Washington, EUA.

Romero Cavalcanti  saiu de Itabaiana ainda pequeno e é sobrinho dos artistas plásticos itabaianenses Otto Cavalcanti e Alba Cavalcanti, falecida recentemente, e uma das maiores expressões da arte naïf no Brasil.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dia da Árvore



Quando foi criado o Dia da Árvore em  24 de janeiro de 1965, nem por longe o mundo sentia os efeitos do desmatamento, dos gases poluentes, do aquecimento global.


Em Itabaiana, particularmente, temos visto, com frequência, a morte de árvores pela ação do homem. São derrubadas a machadadas, por motivos torpes: para exibir sua casa ou sua loja ou, até mesmo, para evitar que transeuntes se abriguem e conversem em sua calçada.

Ignoram os benefícios da árvore para um ambiente sadio? Não. Todos sabem. O que falta é adquirirem uma mentalidade conservacionista e ecológica.

Hoje, mais do que nunca, é momento para se refletir sobre a importância do plantio de novas árvores, conservação das antigas, racionamento e reciclagem de papéis. Não só refletir, mas partir para a ação.

A árvore é o desenvolvimento e produção do papel, tão necessário à leitura, à informação, aos estudos. Árvore é proteção, é sombra, é ar úmido, é oxigênio renovado, necessários a todos os seres vivos.

Há 35 anos em Itabaiana.

    



  Dia da Árvore, 21 de setembro de 1976.

Vice-prefeito Zequinha Bandeira dá sua contribuição,  para uma Itabaiana com mais sombra e oxigênio, na abertura das comemorações do Dia da Árvore de 21 de setembro de 1976.






terça-feira, 20 de setembro de 2011

Vladimir Carvalho é homenageado no 5º CINEPORT



Realiza-se em João Pessoa, na Usina Cultural ENERGISA, mais um Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa que vai até o dia 25 de setembro.  
Este 5º CINEPORT inaugurou, ontem, a sala Vladimir Carvalho, com a presença do itabaianense. 
Mais uma merecida homenagem é prestada a Vladimir, considerado um dos mais importantes diretores do cinema brasileiro.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Fotografia e Memória IV


                                                                       

                                    União 1 X Treze 0

Pose da equipe do União Sport Club de Itabaiana no Estádio Severino Paulino em 1950,  no dia em que venceu o Treze de Campina Grande por 1 X 0, gol de Irma. Identificamos alguns dos atletas:  Índio, Dolfo, Landinho, Irma, Vaqueiro, Luiz Ventão e Zé Tavares como goleiro, que não engoliu nenhum gol nesse dia, nem tinha ainda criado o também glorioso Vila Nova. Fotografia doada por Dona Margarida, viúva de Dolfo.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Vladimir Carvalho e Jessier Quirino no Festival de Areia.




Será  entre os dias 14 e 18 deste mês, o 12º Festival de Artes de Areia. Criado em 1976 e realizado pelo Governo do Estado, o evento reunirá artistas da música, cinema, circo, teatro e dança em exposições, lançamentos literários, oficinas e mesas  redondas.
Itabaiana estará presente na terra de Pedro Américo através do humor, poemas e causos do poeta popular Jessier Quirino e do cineasta Vladimir Carvalho, que participará da mesa  “O cinema paraibano em perspectiva: de onde vem e pra onde vai a produção cinematográfica atual na Paraíba”

Sexta-feira - 16/09/2011
Colégio Santa Rita
22h - Jessier Quirino 

Sábado (17/09)

Câmara Municipal de Areia
14h – Mesa “O cinema paraibano em perspectiva: de onde vem e pra onde vai a produção cinematográfica atual na Paraíba”
Mediador: Arthur Lins
Participantes: Vladimir Carvalho, Marcélia Cartaxo, Torquato Joel e José Dhiones.