segunda-feira, 30 de maio de 2011

26 de maio. Aniversário de nascimento do Mestre Sivuca..


No dia 26 de maio foi o aniversário de nascimento do maestro, compositor e arranjador Severino Dias de Oliveira, o Sivuca. 

Aproveitamos para postar fotos dos anos 70, quando o grande itabaianense, ainda morando no exterior, visitou Itabaiana. Na residência do casal Zuquinha e Eleide Tavares  recebeu homenagens e foi entrevistado pelo Prefeito Antonio Santiago e  pela professora Teresa Queiroga. Estavam presentes, entre outros, o Vigário Padre Antonio Kemps, José Maria de Almeida, Margaret Bandeira e José de Alencar Araújo.. 

Naquele momento, mesmo com o sucesso que fazia na Europa, Estados Unidos e África, Sivuca já demonstrava o seu forte desejo de que oportunidades surgissem para que pudesse voltar a morar no Brasil.

Esperamos que, a partir do próximo ano, nas comemorações do aniversário de Itabaiana, que também transcorre  no dia 26 de maio, sejam incluídas homenagens ao virtuoso itabaianense.  Todos nós, que trabalhamos pela preservação da cultura e memória da cidade, já ficamos, de antemão, alertas para que o aniversário do grande ídolo não passe despercebido.






domingo, 29 de maio de 2011

Alba Cavalcanti faleceu ontem.

Mal acabamos de tomar conhecimento de que  Alba Cavalcanti fazia sucesso no exterior com seus trabalhos (veja postagem de 27 de maio), recebemos informação de que a itabaianense faleceu ontem, 28 de maio, em Barra São João (RJ), onde residia. Estamos muito tristes com a perda de nossa conterrânea, considerada uma das melhores pintoras de Arte Naïf do Brasil.

Ponto de Cultura lança livro de jornalista itabaianense

A noite de autógrafos que marcou o lançamento oficial do livro “Confissões esparsas de um rábula”, do jornalista Arnaud Costa, foi prestigiada por grande público, ontem, (28/5), em Itabaiana/PB.

O evento contou com a participação do grupo de danças “Meninas do Rio”. Na ocasião, foi entregue o Prêmio Leonilla Almeida à nutricionista Patrícia Marsicano, jornalista Fabiana Veloso, líder comunitária Vilma Coutinho e à educadora Rosane Almeida. A apresentação do livro ficou a cargo do ex-prefeito e ex-vereador de Itabaiana, Edílson Andrade, que enalteceu o autor, narrando fatos de sua vida profissional e como político na cidade de Itabaiana. 

Durante o coquetel de lançamento, foram vendidos e autografados muitos livros. “Agradeço à equipe do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar por me proporcionar estas emoções, e estou muito satisfeito em rever minha terra e meus amigos”, disse Arnaud Costa, que atualmente é radicado na cidade de Sapé. “Ultrapassou as expectativas”, disse sobre o evento Clévia Paz, coordenadora do Ponto de Cultura.

Publicado pelo selo SARVAP, o livro já está em sua segunda edição e se encontra à venda no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, na rua Floriano Peixoto, 136, em Itabaiana/PB.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Alba Cavalcanti. Uma artista plástica itabaianense.




Alba Cavalcanti nasceu em Itabaiana, onde morou por muito tempo na Praça Epitácio Pessoa. Tinha mais quatro irmãos, sendo um deles o também artista plástico Otto Cavalcanti. Perdeu seus pais ainda criança e foi criada por Jane Cavalcanti, sua irmã mais velha. O seu curso secundário foi feito no Colégio Sagrada Família em Recife, onde estudou interna. Sua família mudou-se para João Pessoa e lá ela trabalhou como funcionária pública estadual. Em 1965 fixou residência no Rio de Janeiro.

Autodidata e dona de uma criatividade exuberante, foi uma costureira que criava os seus próprios modelos para suas clientes. Só em 1984 descobriu a sua tendência para a pintura quando, por acaso, as cinzas de um cigarro caídas em um papel formaram figuras estranhas. Isso despertou a sua criatividade para essa arte e passou a fazer desenhos com cinzas contornadas com carvão de pedra sobre papel. O próximo passo foi trabalhos com pastel seco colorido sobre papel e, em seguida, tinta acrílica sobre tela.

Alba Cavalcanti começou a expor em 1986 no Rio e outras importantes exposições se seguiram: Curitiba e Brasília e, no exterior, em Roma e Genova na Itália, Paris, Lagrasse e Béraut na França, Bratislava na Eslováquia, Tóquio no Japão, Figueras e Barcelona na Espanha, Lausanne na Suiça, Nova York e Washington DC  nos Estados Unidos, Porto Príncipe no Haiti, e também a participação da Copa do Mundo na Alemanha em 2006.

Suas telas em estilo naïf, são inspiradas em temas folclóricos nordestinos e cariocas, e estão expostas no MIAN – Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil, Rio de Janeiro, no Musée d'Art Naïf de Max Fourny, Paris, no Museu Banespa, São Paulo, no MAN –Museu d'Art Naïf de Figueras, Espanha e no Le Casino de Lagrasse, França.


quinta-feira, 26 de maio de 2011

Itabaiana 120 anos. Sem bolo, nem velinhas

Acordei com barulhos de fogos, logo pensei: É  FESTA! Levantei e quando realmente despertei, percebi que se tratava do aniversário de Itabaiana, que completa 120 anos, dos quais pude participar de um terço.
Logo liguei o rádio e escutei muitos itabaianenses fazendo homenagens, políticos discursando descrevendo os eventos que se seguiriam durante o dia em sua comemoração. Muitos falaram em cultura, educação, e outros temas, mas esqueceram-se do abandono em que se encontra nossa terra mãe. Itabaiana pariu seus filhos, os escolheu para cuidá-la, mas como se não bastasse mamar em suas tetas, ainda sugam-lhe o sangue.
Lembrei das festas que Itabaiana já teve quando ainda era uma jovem cidade, e senti como ela deve está triste sendo colocada como uma idosa que, a cada aniversário, é menos notada, menos filhos e netos  vem abraçá-la, às vezes ainda mandam uma mensagem  - “afinal a vida é tão corrida, não temos tempo” - , justificam assim. A cada velinha no bolo, uma ausência, e vai ficando num cantinho, esquecida,  até não ser mais preciso comemorar.
Pensei: será que queremos ficar velhinhos e esquecidos?
Deve ser assim que nossa cidade está se sentindo hoje, e de todas as comemorações, cheguei à conclusão de que a mais adequada é a missa em ação de graças, ou melhor: in memorian.
Meus sinceros pêsames, Itabaiana querida.

 Beto Malheiros

Itabaiana-Paraíba.Linda jovem de 120 anos


Itabaiana hoje, 26 de maio de 2011, parabéns pelos teus 120 anos de existência.  Estás enfraquecida por maus tratos, mais ainda és  jovem e resistirás. Lembra-te que dentro dos teus 120 anos geraste e adotaste filhos que te  amaram e te deram títulos e glórias por mais de 90 anos dentro de uma ética que tu os ensinaste. Nos demais 30 anos, sugiram outros filhos que, mal intencionados, tiraram proveito de teu sucesso e começaram a te desmoronar em proveito próprio; mas tenho certeza que irá surgir um salvador que  irá te reerguer.
Hoje quando te visito, ao passar  em muitos lugares, finjo que sou cego, porque  sempre quero te lembrar assim:


 Sitio Histórico da Matriz. 1900.








 Praça da Conceição – Fundos. 1964.
 Toda essa área foi destruída para dar lugar à rodoviária.

Itabaiana, me despeço dos teus 120 anos como  muita esperança de ainda te ver no topo, pois bem sabes que embora com sacrifícios de ajuda financeira, tens muitos filhos espalhados no mundo que lutam por ti,   de tudo fazem para  mostrar,  às  futuras gerações, a tua garra e representatividade na história, na cultura e na arte.

Te amo Itabaiana e temos uma coisa em comum: nascemos no mesmo dia 26 de maio.

 Orlando Araujo


Um abraço pra ti, meu amor!


Teus filhos e amigos te visitam hoje e tomam um susto... Enorme! Quanto descuido, quanta lama, quantos buracos, quanto desamparo, quando abandono. Minha amada, ferida nos seus mistérios. Ouço teus uivos, tua dor que vem de tantas bocas e de tantas mentes, entendo tua necessidade de gritar por socorro.

Sigo meu caminho nos corredores de la vida sem esquecer, porém, de ti, meu amor! Sofrida e sofrente aldeia dos poetas e dos uirapuru-verdadeiros. O peso e o cansaço desse teu viver atual, angustia as vozes dos filhos ausentes. Majestade da linhagem dos soberanos artistas geniais de teclas e tablados, Rainha que se distinguia dentre outras pela tua brasileiramente linda forma de cantar e tocar a vida.

Passaram-se 120 anos de tua alforria, mas de modo silencioso e exigente perguntas: quem me livrará desse peso angustiante da opressão dos negócios públicos mal caminhados? Quem vai me salvar de tão profundo e doloroso processo de exploração? O que será da geração atual, caminhando trôpega pelo cotidiano engravidado de maus exemplos, de modos ordinários, da estreita mesquinharia dos amorais, da opacidade dos indiferentes aos meus mais ricos valores? 

Recolho com as mãos trêmulas os pedaços esparsos do teu passado e encho a caixinha da esperança, partilhando fé junto à longa procissão dos teus queridos Marieta Medeiros, professor Mendonça, professor Maciel, Vladimir Carvalho, Arnaud Costa, Zuza Ferreira, Pingolenço, Zé de Nana, Clóvis Almeida, Arlinda Verdureira, Mala Véia, Chico do Doce, Zé Mário Pacheco, professor Benjamim, Romualdo Palhano, Orlando Otávio, Jurandi Pereira, Werber Veloso, professora Nini, Zé Ramos, Valdemir Enxuto, Joacir Avelino, Erasmo Souto, Aracílio Araújo, Adeildo Vieira, Bastos de Andrade, Zé da Luz, Sivuca, Índio, Chiquinho do Banco, Brasinha, Boró, Capão, Ratinho, prefeito Neco Araújo, prefeito Everaldo Moraes, poeta Eliel, Otto Cavalcanti, mestre Zé Duda do Zumbi, Tota artesão, prefeito Josué Dias, poeta Antonio Maia Neto, Tenente Lucena e uma extensa lista de etcéteras.

Toda essa legião tateia procurando criar expectativa de que a ruptura aconteça e que voltes a ter horizontes, porque quem já se foi e quem aqui permanece tem, por séculosseculorum, um pé no mundo e outro atado à tua ponte velha, às tuas pedras dançarinas, ao teu cheiro de dama antiga que reinventa sua própria arquitetura, apesar dos momentos-acidentes.

Um abraço pra ti, meu amor! Que Bebé Chorão toque hoje os sinos do silêncio para anunciar que o teu tempo represado irá ressurgir, digno e corajoso, para salvar tua pele imortal.

         
TOCA DO LEÃO



quinta-feira, 19 de maio de 2011

Semana Nacional de Museus

 SEMANA NACIONAL DE MUSEUS A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, localizada no Altiplano, promove a 9ª Semana de Museus com o calendário oficial no período de 17 a 22 deste mês. Durante uma semana, instituições museológicas de todo país promovem eventos sobre o tema “Museu e Memória”. São seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro, dança, mesas redondas, visitas guiadas, exibições de filmes e um diversificado conjunto de atividades que compõem a programação.ProgramaçãoSexta-feira (13) Abertura das exposições: 1 – Trago Arte – com a Louro e Canela e Agevisa 2 – Exposição de Fotógrafos – Coletânea de Fotógrafos Paraibanos 3 – Visa Pour L’Image – Com Aliança Francesa 4 – Porque Sapatos? Local: 2º andar da Torre Mirante, às 19h Período: 13 a 29/05/2011Terça-feira (17) Colóquio com o artista plástico Flávio Tavares sobre o painel “No Reinado do Sol”. Local: Sala de Convenção 2 (subsolo), às 15h30Quarta-feira (18) Roda de Leitura e Poesia com Escola Municipal Castro Alves. Facilitadores (Gestão Educacional/Monitoria). Local: Sala de Convenção 2 (subsolo), 14hQuinta-feira (19) Mesa-redonda sobre o tema Museu e Memória, com os debatedores:Bernardina Freire (UFPB); Átila Tolentino (IPHAN); Maria Botelho (Iphaep) e Sandra Valéria Félix (UFPB). Local: Sala de Convenção 2, às 15h30Sábado (21) - Exibição do filme “Narradores de Javé”. Local: Sala de Audiovisual, às 18h30 - Apresentação do grupo de ciranda Vó Mera e Seus Netinhos. Local: Anfiteatro, 17hDomingo (22) - Exibição do filme “Narradores de Javé”. Local: Sala de Audiovisual, às 18h30 - Apresentação da Banda 5 de Agosto da PMJP. Local: Anfiteatro, 17hServiço:Semana Nacional de Museus Período: 13, 17, 18, 19, 20, 21 e 22 de maio Local: Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano
_____________________________Luciana Ferreira da Costa
Profa. do Departamento de Ciência da Informação
Universidade Federal da Paraíbahttp://dci.ccsa.ufpb.br/

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Chico César nomeia Clévia Paz para o cargo de Articuladora Cultural da 12ª Região


A ativista cultural e militante do movimento de mulheres, radialista Clévia Paz, foi nomeada pelo Secretário de Cultura do Estado, Chico César, para o cargo de Articuladora Cultural da 12ª Região, com sede em Itabaiana. A indicação do nome de Clévia Paz foi referendada pelo Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, onde a radialista presta serviços voluntários.

O nome de Clévia Paz teve boa repercussão nos meios artísticos e culturais da região do vale do Paraíba, onde ela é bastante conhecida através do seu trabalho no radialismo comunitário e como repórter do jornal Tribuna do Vale. 

A Secretaria de Estado e Cultura da Paraíba (Secult/PB) implantou o sistema de Regionais Culturais no Estado para facilitar a interlocução entre a sociedade e o poder público através de mapeamento e organização das cidades paraibanas em 12 regiões. Cada regional contará com a função do articulador, que além de facilitar o diálogo entre movimento cultural e a Secult/PB, será responsável por identificar potencialidades e características de cada região. As Regionais Culturais funcionarão nos municípios de João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Patos, Itaporanga, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel e Itabaiana.

Clévia Paz afirmou que está confiante em que levará a bom termo sua nova missão no campo da cultura, já anunciando para o dia 20 de maio uma grande reunião com artistas e produtores culturais da região para apresentar o projeto da Regional Cultural e organizar o grande encontro do dia 31 de maio em Itabaiana, com o Secretário da Cultura Chico César e outras autoridades do setor. 

www.pccn.wordpress.com

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Gincana Cultural Emir Nunes será realizada em 14 de maio no Colégio Técnico Comercial Dom Bosco

Inicia neste sábado, dia 14, a 1ª Gincana Cultural Emir Nunes, do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. Nesta primeira edição, seis equipes disputam a Gincana, sendo elas “JFO 11”, da Escola João Fagundes de Oliveira, “Kiss”, do Colégio Estadual Dr. Antonio Santiago, “Sivuca”, do CAIC, “João Quirino”, da Escola Odete Mendes, “Evolução”, da Escola Municipal Antonio Santiago e a equipe da Escola Estadual Professor Maciel. A gincana envolve todos os segmentos econômicos, históricos, sociais, culturais de Itabaiana e promove a integração entre as equipes participantes, no mês de aniversário da cidade.

Segundo a presidente da Comissão Organizadora, Débora Lins, a espectativa dos organizadores é positiva, com boa participação das escolas que movimentam equipes compostas por dez alunos. Cada escola receberá 20 senhas para dar acesso aos alunos e amigos das equipes participantes, além dos dez alunos por equipe. “Não podemos receber um maior número de pessoas porque o espaço físico é pequeno”, explicou Débora. Conforme a Presidente, a equipe que promover brigas e comprometer o andamento da gincana será punida com a queda da pontuação. A Comissão de Tarefas é composta por Fábio Mozart, Giuseppe Marcelo, Clevia Paz, Val, Marcos Veloso e Eduardo. 

A premiação da gincana será a seguinte: 1º lugar – Teoféu e 30% do que for arrecadado na primeira prova (venda de livros) – 2º lugar: Troféu e 25% da arrecadação; 3º lugar: Troféu e 15%; 4º Lugar: Troféu e 10%; 5º lugar: Troféu e 10%; 6º lugar: Troféu e 10% dos recursos arrecadados.